Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Bombeiros fazem buscas por homem em lago do parque Porto das Águas

Vítima alcoolizada atravessou o lago após aposta de desconhecido

07 de Março de 2022 às 11:30
Vanessa Ferranti [email protected]
Buscas iniciaram por volta das 07h desta segunda-feira
Buscas iniciaram por volta das 07h desta segunda-feira (Crédito: Fábio Rogério )

O Corpo de Bombeiros realiza nesta segunda-feira (7) buscas por um homem, de 46 anos, que  desapareceu no lago do parque Porto das Águas, em Sorocaba. De acordo com a corporação, o acidente ocorreu ontem (6) no fim da tarde, mas a família informou a equipe nesta manhã, por volta das 07h, quando as buscas iniciaram.

De acordo com a família, o homem estava alcoolizado, pescando ao lado do cunhado no rio, quando um desconhecido chegou. Essa terceira pessoa teria sugerido uma aposta à vítima, dizendo que se ele atravessasse o rio o daria dinheiro. Assim, o homem pulou e atravessou o local, mas teria tido uma câimbra e afundou quando estava chegando do outro lado.

Ainda segundo os Bombeiros, a área que a vítima afundou é muito perigosa com profundidade entre 20 e 25 metros. O local também tem muitos obstáculos, como restos de árvores, por exemplo, o que dificulta o trabalho da equipe. Na beira do lago, os chinelos da vítima foram encontrados, além de roupas, localizadas do outro lado do rio. A vítima ainda não foi localizada e os trabalhos continuam. 

Perigo

Enquanto a reportagem do jornal Cruzeiro do Sul estava no local acompanhando as buscas do Corpo de Bombeiros, um homem pula na água e permanece alguns minutos dentro do lago. De acordo com moradores da região, essa cena é comum no local.

Enquanto Corpo de Bombeiros realizava buscas na área, homem pula para nadar no lago          - Fábio Rogério
Enquanto Corpo de Bombeiros realizava buscas na área, homem pula para nadar no lago (crédito: Fábio Rogério)

No domingo (6) o jornal publicou uma matéria sobre o assunto, relatando sobre os riscos e proibição de nadar na área. O lago possui um volume de cerca de 60 mil metros cúbicos e de acordo com medição oficial, feita em 2016, profundidade de 26 metros, o equivalente a um prédio de sete a oito andares. Casos como esse que ocorreu na data de ontem já aconteceram no local. No primeiro dia deste ano, um paulistano, de 30 anos, morreu afogado no lago. Equipes do Corpo de Bombeiros encontraram o corpo um dia depois. Já em setembro de 2020, um jovem de 18 anos também morreu afogado no local. As buscas pelo corpo duraram 40 minutos.

Mesmo diante dessas situações, há pessoas que continuam se arriscando nas águas. No parque existem duas placas de orientação, em uma delas consta em letras pequenas a profundidade do lago. Já a outra placa, localizada na lateral do parque, informa que é proibido nadar no local. Porém, de acordo pescadores e frequentadores, muitas vezes, ela não é respeitada.

O que diz a Prefeitura

O Cruzeiro do Sul questionou a Prefeitura de Sorocaba sobre as questões apontadas na reportagem. A Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) informou por meio de nota que há placas de sinalização no parque Porto das Águas e, ainda assim, vai providenciar novo reforço na sinalização de advertência sobre a proibição de nadar no local, bem como outras melhorias. “É importante que as pessoas se conscientizem e cumpram as orientações, ao observar a sinalização e, de maneira alguma, entrem no lago e se coloquem espontaneamente em situação de risco”.

A administração disse ainda que a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) realiza, continuamente, o serviço de roçagem no local. Já a Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) informa que a Guarda Civil Municipal mantém o patrulhamento regular no local. No caso de indivíduos flagrados em desrespeito à determinação de ser proibido nadar no local, essas pessoas são orientadas quanto à proibição e a deixar o lago.

 



Galeria

Confira a galeria de fotos