Guerra na Ucrânia
Sorocabana grávida foge da guerra e pede ajuda para resgatar cachorro
Apelo de Vanessa Granovskaya foi compartilhado pela ativista Luisa Mell
Uma sorocabana grávida está fugindo da guerra na Ucrânia e fez um pedido de ajuda nas redes sociais para resgatar o cachorro. O vídeo com o apelo foi compartilhado na quinta-feira (4) pela ativista Luisa Mell, que também recebeu um telefonema da brasileira.
Vanessa Granovskaya morava em Kiev e por conta dos bombardeios saiu correndo da cidade com destino a fronteira da Polônia. Na internet, ela conta que deixou tudo para trás e só levou o que realmente importava, incluindo o seu cachorro. A sorocabana conseguiu chegar na fronteira e recebeu uma autorização para retornar ao Brasil. Porém o animal de estimação foi proibido de embarcar no avião da Força Aérea Brasileira (FAB). “Estou prestes a ser evacuada para a embaixada no Brasil, mas tem um problema, a FAB se recusa a transportar cachorros de focinho curto", relatou. O impedimento acontece pois o voo oferece riscos aos cachorros de focinho curto por conta das características do respiratório do animal. "Além disso, está sendo exigida a papelada para poder transportar o cachorro, mas eu estou saindo correndo do País, não tenho condições de fazer esses papéis agora, pois isso leva tempo”, acrescentou.
O pedido de ajuda da sorocabana chegou até ativista Luisa Mell que compartilhou o vídeo de Vanessa e fez uma série de publicações sobre o assunto. Em uma delas, ela faz a seguinte declaração: “Amanhã a FAB vai resgatar os brasileiros, mas não querem trazer o cachorro dela. Isto não é hora de exigir documentação do cachorro. Ela tá fugindo da guerra! E mesmo que seja perigoso transportar um cachorro de focinho curto, é óbvio que é muito mais perigosos abandoná-lo em um país que está sendo bombardeado”.
A publicação recebeu diversas curtidas e compartilhamentos, inclusive, de pessoas famosas. “Temos que fazer alguma coisa. Quem pode falar com quem?”, comentou a atriz Heloisa Perisse.
Na manhã desta sexta-feira (4) Vanessa agradeceu nas redes sociais o apoio que está recebendo e informou que está em um hotel na fronteira da Polônia com a embaixada e amigos brasileiros. “Muito obrigada por toda a ajuda. As embaixadas estão dando suporte e acredito que dará tudo certo”, declarou.
Galeria
Confira a galeria de fotos