Buscar no Cruzeiro

Buscar

Imunuização

Sorocaba já vacinou quase 80% das crianças de 5 a 11 anos

Número equivale à primeira dose para 44.625 pessoas da faixa etária de 5 a 11 anos de idade

01 de Março de 2022 às 00:18
Ana Claudia Martins [email protected]
A vacinação para o público infantil continua sendo realizada, mas apenas nas 32 UBSs da cidade
A vacinação para o público infantil continua sendo realizada, mas apenas nas 32 UBSs da cidade (Crédito: PEDRO HENRIQUE NEGRÃO (17/1/2022))

Sorocaba já vacinou contra a Covid-19 quase 80% das crianças de 5 a 11 anos, o que representa o total de 44.625 pessoas de uma projeção populacional de 57.155 dessa faixa etária. Os números são da Prefeitura de Sorocaba. A Secretaria da Saúde (SES) continua aplicando as doses para o público infantil somente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, locais que contam com estrutura necessária e profissionais especializados para o acolhimento das crianças.

“Até o momento, 44.625 crianças de 5 a 11 anos completos já foram imunizadas com a 1ª dose contra a Covid-19, o que representa perto de 80% da projeção populacional (57.155), segundo a Fundação Seade. Em relação à 2ª dose, 1.044 crianças já receberam a aplicação”, informa a pasta municipal.

A imunização do público infantil ocorre de segunda a sexta, das 9h às 15h, em 32 UBSs da cidade. As crianças de 5 a 11 anos completos, no ato da imunização precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e portar a carteirinha de vacinação, o documento de identidade e o CPF ou Cartão do SUS -- todos, documentos da criança.

Para adiantar em até 90% o tempo de atendimento na hora da imunização, os pais ou responsáveis devem acessar o site vacinaja.sp.gov.br e efetuar o pré-cadastro para a vacinação da criança. A iniciativa tem como objetivo evitar filas e aglomerações. Quem não conseguir realizar o pré-cadastro, poderá fazê-lo presencialmente na UBS.

Já para crianças com comorbidades ou deficiências, também é necessária a apresentação do comprovante da condição de risco (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica ou cadastro já existente na UBS).

Por conta do feriado prolongado de Carnaval, as UBSs não abriram ontem e também não atenderão nesta terça-feira (1º). O atendimento será normalizado nesta quarta (2) e a vacinação para as crianças estará disponível a partir das 9h, conforme informou a SES.

Sem vacinação em escolas

Embora houve divulgação do governo estadual sobre a “Semana E” de vacinação contra a Covid-19 nas escolas, Sorocaba optou por continuar a imunização infantil apenas nas UBSs. Um dos motivos é exatamente o fato de quase 80% das crianças de 5 a 11 anos da cidade já terem tomado a primeira dose.

Em várias cidades paulistas, a adesão à vacinação infantil está mais baixa. Segundo o governo estadual, os municípios que quiserem, podem montar postos volantes de vacinação para as crianças o público infantil nas escolas.

“Os municípios que aderirem poderão vacinar as crianças sem burocracia, com apenas um documento de concordância dos pais ou responsáveis, que não precisarão estar presentes no momento da imunização. O termo já foi disponibilizado aos 645 municípios e poderá ser enviado aos pais e responsáveis nas escolas que aderirem a iniciativa”, informa a pasta estadual. (Ana Cláudia Martins)