Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

Sorocaba tem mais de 228 mil faltosos das vacinas contra a Covid-19

O maior número é em relação ao total de faltosos da terceira dose dos imunizantes contra a doença, que chega a mais de 166 mil pessoas

04 de Fevereiro de 2022 às 17:09
Ana Claudia Martins [email protected]
Governo paulista pede ao ministério vacina contra covid para crianças
Governo paulista pede ao ministério vacina contra covid para crianças

O número de faltosos das vacinas contra a Covid-19 (segunda e terceira doses) na cidade soma, no total, até o momento, mais de 228 mil pessoas, segundo a Prefeitura de Sorocaba. Conforme os dados, são 62.179 faltosos da segunda dose e mais 166.164 da terceira, totalizando 228.343 faltosos. Os números, além de expressivos, preocupam por conta do aumento de casos confirmados de Covid-19 em Sorocaba. Somente na última quinta (3), a cidade confirmou no total 2.526 casos da doença e 10 óbitos.

De acordo com o levantamento da Prefeitura de Sorocaba, em relação aos faltosos da segunda dose das vacinas contra a Covid-19, 17.507 são da AstraZeneca, 20.698 da CoronaVac e 23.974 da Pfizer, o que soma no total 62.179 faltosos.

Já a quantidade de pessoas que não voltaram as unidades de saúde para tomar a dose de reforço, ou seja, a terceira dose, é ainda maior: 166.164 pessoas. O total representa mais do que o dobro de faltosos da segunda dose.

A Prefeitura de Sorocaba informa ainda que não é possível contabilizar a quantidade de pessoas que não tomaram nenhuma dose das vacinas contra a Covid-19, por conta da desatualização no número do total de habitantes da cidade, visto que o último Censo populacional não foi realizado pelo governo federal por conta da pandemia. E os últimos dados oficiais são do Censo de 2010.

Quase 1,5 milhão de doses aplicadas

Embora o número de faltosos das vacinas contra a Covid-19 seja alto em Sorocaba, a cidade já aplicou quase 1,5 milhão de doses dos imunizantes disponíveis. Segundo a Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba, foram aplicadas, até o momento, 605.071 da primeira dose, 526.272 da segunda dose, 272.965 da terceira dose, 18.035 da dose única, totalizando 1.422.343 aplicações.

Lembrando que as vacinas contra a Covid-19 estão disponíveis na cidade, atualmente, em 29 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta, das 9h às 15h, e também em dois shoppings (Iguatemi Esplanada e Cidade Sorocaba), das 14h às 20h, para todos os públicos definidos pelo cronograma de vacinação contra a doença. E neste sábado (5) acontece o “Dia C de Vacinação”, em 11 UBSs para a imunização de crianças de 5 a 11 anos.

A SES informa ainda que devido à variante Ômicron, houve aumento da transmissibilidade da Covid-19 em todo o País. “Evidências científicas apontam que a variante possui um índice de transmissibilidade maior que as outras, e não há estudos comprovados sobre a sua severidade. Sabe-se que a vacina é capaz de promover imunidade, reduzindo o agravamento da doença”, ressalta a pasta municipal.

Janeiro registrou 87 óbitos

Segundo dados da SES, em janeiro deste ano, no total, Sorocaba teve 87 óbitos pela Covid-19 e o total de 170 pessoas internadas pela doença. Do total de 87 mortes, mais da metade (54) estavam com o esquema vacinal contra a doença incompleto.

Conforme a SES, do total de óbitos por Covid-19 em janeiro de 2022, 19 pessoas não tinham tomado nenhuma dose das vacinas, sete tomaram somente a 1ª dose e 28 pacientes tomaram a 2ª dose, o que soma no total 54 pessoas.

Além disso, outros 33 pacientes que vieram a óbito pela doença no mês passado já tinham tomado três doses das vacinas disponíveis. A SES informa que em relação aos 87 óbitos por Covid-19 em janeiro deste ano, a maior parte foi de idosos, com comorbidades.

Já em relação as 170 pessoas que foram internadas no mês passado por causa da doença, 42 não estavam imunizados, 12 tomaram somente a 1ª dose, 116 a segunda dose.

Assistência necessária

Apesar do aumento de casos no mês passado, A SES informa que ampliou, por três vezes, o número de leitos Covid na cidade. Sendo contratados mais 19 leitos Covid (15 clínicos e 4 UTI) no Hospital Amhemed, no dia 10 de janeiro, 12 leitos Covid (oito clínicos e quatro de UTI) no Hospital Evangélico, no dia 24 de janeiro, e mais 20 leitos clínicos Covid na UPH Zona Leste, na última sexta-feira (28).

“Com essas ampliações, a cidade passou a contar com 81 leitos Covid, sendo 53 clínicos e 28 de UTI, para atender moradores da cidade. Entre os meses de dezembro e janeiro, cinco UBSs sentinelas foram criadas para atender exclusivamente quadros de síndrome gripal, sendo duas delas funcionando 24 horas, todos os dias, a Unidade São Guilherme e a Unidade Zona Leste, além de disponibilizar à população outras nove Unidades de Urgência e Emergência para atender esses casos”, destaca a pasta municipal.

A SES informa ainda que está em andamento a contratação de duas megacarretas para o atendimento de quadros de gripe no município. “Outro reforço na assistência será a reabertura do CTE São Guilherme, com 40 leitos para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), já no início deste mês de fevereiro”, aponta. (Da Redação)