Buscar no Cruzeiro

Buscar

Transporte

Cratera na Marginal Tietê atrapalha até sorocabanos

Ônibus para São Paulo precisam desviar e demoram mais 30 minutos

03 de Fevereiro de 2022 às 08:26
Cruzeiro do Sul [email protected]
Tempo de percurso, que antes levava cerca de 1h30min, agora pode passar de duas horas
Tempo de percurso, que antes levava cerca de 1h30min, agora pode passar de duas horas (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

As viagens de ônibus de Sorocaba a São Paulo tem demorado mais, devido à cratera que se abriu na Marginal Tietê. Por conta do problema, ocorrido na terça-feira (1º), as linhas com destino ao Terminal Barra Funda precisam desviar pela Marginal Pinheiro. Com isso, segundo passageiros, o tempo de viagem chega a passar de duas horas. A Viação Cometa, empresa responsável pelos itinerários afetados, confirmou a situação.

A coach de RH Vanessa Murari, de 41 anos, trabalha na capital paulista e vai de ônibus todos os dias. Ela conta que na terça (1º), em razão do acidente, o ônibus desviou do percurso regular e pegou uma rota alternativa. Por isso, ela teve de descer na Rodoviária de Osasco. De lá, pegou um trem até a Barra Funda.

Apesar do incômodo, Vanessa disse não ter sido prejudicada, pois não se atrasou para o trabalho. Segundo ela, devido à agilidade do trem, conseguiu, inclusive, chegar 20 minutos mais cedo. Porém, informou que, para quem seguiu no ônibus até o destino final, o tempo de viagem foi acima do habitual. “Geralmente (a viagem) demora de 1h30min a 1h40min, dependendo do trânsito. (Agora), aumentou uns 30 minutos e dá mais de duas horas”, detalhou.

Ainda conforme ela, já na volta, o veículo não precisou seguir por caminho diferente e fez o trajeto regular, pela Marginal Tietê. “Eles fecham só a faixa lateral. A pista expressa e a outra estão abertas”, comentou.

Na madrugada de ontem (2), o frentista Ricardo Cordeiros dos Santos, de 49 anos, levou justamente duas horas para desembarcar no terminal. De acordo com ele, antes, a rota era de, no máximo, 1h10min. Santos viaja frequentemente a São Paulo a fim de comprar produtos para revender. “O ônibus saiu daqui de Sorocaba às 4h30 e chegou lá (São Paulo) às 6h”, disse. De acordo com o passageiro, o desvio “está atrapalhando bastante a viagem.”

Em nota, a Viação Cometa afirma que, devido à cratera, os motoristas da empresa estão seguindo orientações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para acessar rotas alternativas. “Em razão disso, atrasos podem ocorrer nos horários de partida e chegada a São Paulo”, completa.

O caso

Parte de uma obra do metrô de São Paulo desmoronou na manhã de terça-feira (1º), na Marginal Tietê, formando um enorme buraco na pista. O rompimento aconteceu no trecho onde será a nova estação da Linha 6 - Laranja. A cratera atingiu três das quatro faixas da pista local da Marginal. Ninguém se feriu.

Em nota, a construtora Acciona e a concessionária Linha Uni, responsáveis pela construção da Linha 6, alegam que o fato não está relacionado às obras. “Trata-se de um rompimento de um interceptor de esgoto”, afirmaram.

Ainda conforme as empresas, a Defesa Civil esteve no local e, até o momento, não recomendou a evacuação na vizinhança. De acordo com ambas, os trabalhos para recuperação da pista local da marginal já foram iniciados com urgência. Contudo, não especificaram prazo para a conclusão dos serviços. “A equipe técnica segue reunida para definir as melhores soluções de engenharia para dar continuidade nas ações de mitigação dos danos e retomar as obras”, informam.

A Acciona e a Linha Uni igualmente garantiram que todos os funcionários presentes no local no momento do ocorrido foram retirados em segurança. (Da Redação)