Porto Feliz suspende racionamento de água após mais de 3 meses

Rodízio está cancelado a partir desta segunda-feira (31); segundo o Saae, chuvas dos últimos dias possibilitaram a suspensão da medida

Por Vinicius Camargo

Racionamento de água foi adotado em Porto Feliz devido, sobretudo, ao baixo nível do ribeirão Avecuia

Atualizada às 16h26

O racionamento de água em Porto Feliz está suspenso a partir desta segunda-feira (31), após mais três meses da implantação. A decisão foi comunicada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) da cidade, na manhã desta segunda (31), por meio de publicação nas redes sociais. A autarquia informou que as chuvas dos últimos dias possibilitaram o cancelamento o rodízio.

Mesmo com o fim da medida, o Saae destaca ser importante manter as ações de economia de água. “Solicitamos, ainda, que todos continuem colaborando com a economia e utilizando a água de maneira responsável e racional”, diz a postagem.

O revezamento no município foi implementado no dia 8 de outubro de 2021, devido, sobretudo, ao baixo nível do ribeirão Avecuia. Principal fonte de abastecimento do município, o manancial fornece água para aproximadamente 60% das casas.

Segundo a autarquia, nos dias mais críticos da crise hídrica, o volume do reservatório chegou a ficar abaixo de 30 centímetros. Ainda conforme o Saae, quando o nível atinge 35 cm, as bombas desligam automaticamente e param de captar água.

Durante o rodízio, todos os bairros foram divididos em dois grupos. Nos dias pares, o abastecimento era interrompido em um grupo, e, nos dias ímpares, em outro. Inicialmente, o fornecimento era interrompido por 12 horas, das 6h às 18h. Porém, em novembro do ano passado, com o agravamento da estiagem, o período de desabastecimento aumentou para 24 horas. Com a ampliação da medida, os moradores ficavam dias inteiros sem água, da 6h às 6h. Este esquema vigorava até então.  

Algas

Após a recuperação do nível do ribeirão Avecuia, algas tomaram conta do manancial, alterando a cor, o sabor e o cheio da água. De acordo com o Saae, fortes chuvas remexeram materiais que estavam no fundo do manancial. Com a força da água, as algas foram parar na superfície. Conforme a autarquia, a situação começou na segunda semana de janeiro e trata-se de um problema "pontual e temporário."

O Saae afirmou que elas não são nocivas à qualidade da água, nem à saúde. Neste sentido, garantiu estarem mantidos todos os padrões de segurança da água. Disse, ainda, ter iniciado a retirada delas tão logo apareceram.  Também informou ter feito mudanças para aumentar a eficiência do sistema de tratamento, devido à situação.  

Outras cidades

Outras cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) também suspenderam ou ao menos abrandaram o racionamento. Em Araçoiaba da Serra, o rodízio foi implementado em 12 de agosto de 2021 e interrompido quatro meses depois, em 29 de dezembro.

Em Itu, onde o revezamento já dura seis meses, a medida, adotada em 7 de julho de 2021, foi reduzida, mas não extinta. No dia 12 de janeiro deste ano, a Companhia Ituana de Saneamento (CIS) restabeleceu o abasteceu normal na região do Pirapitingui. Já no dia 14 do mesmo mês, iniciou a redução gradual do período de desabastecimento na região central. A CIS, porém, não informou se há prazo para a suspensão total.

Já em Salto, a estratégia de economia, implantada em 7 de julho do ano passado, segue em vigor até 28 de fevereiro. Conforme o Saae do município, não há previsão de prorrogação. Em Sorocaba, o rodízio, adotada em 17 de janeiro, será mantido até 25 de fevereiro. Depois, o Saae e a Prefeitura vão avaliar a possibilidade de estender ou cessar a medida.