Prefeitura de Sorocaba inicia construção de novas creches

São nove unidades viabilizadas com R$ 28 milhões do governo federal

Por Cruzeiro do Sul

Governo municipal pretende zerar demanda para creches

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), deu início às construções das novas creches com recursos destinados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do governo federal, que totalizam um investimento de cerca de R$ 28 milhões.

Ao todo, serão construídas nove creches em Sorocaba, com capacidade para mais de mil crianças.

As novas unidades escolares serão instaladas nos bairros:

Jardim Monterrey, que terá investimento de R$ 2.494.422,79;

Jardim Santo Amaro, que terá investimento de R$ 3.921.915,86;

Jardim Santa Rosa, que terá investimento de R$ 3.923.557,37;

Júlio de Mesquita Filho, que terá investimento de R$ 2.494.361,72;

Jardim Alpes de Sorocaba, que terá investimento de R$ 3.924.318,26;

Jardim Itália, que terá investimento de R$ 4.532.015,70;

Jardim Maria do Carmo, que terá investimento de R$ 3.733.419,79;

Vila Almeida, que terá investimento de R$ 2.422.159,19;

Villágio Milano, que terá investimento de R$ 3.899.627,94.

 

As unidades escolares da Vila Almeida, Júlio de Mesquita Filho e Jardim Monterrey contarão com cinco salas de aula e capacidade para 94 alunos, cada uma. Já, nos bairros Jardim Santo Amaro, Jardim Santa Rosa, Jardim Alpes de Sorocaba e Villágio Milano as creches terão 10 salas de aula e atenderão 188 crianças, cada. As escolas do Jardim Itália e Jardim Maria do Carmo estão em fase de elaboração do projeto.

“A unidade da Vila Almeida já está em fase de construção. A previsão de conclusão é abril deste ano”, informou o secretário da Educação, Marcio Carrara. As demais escolas igualmente serão construídas, conforme cronograma de aprovação dos projetos pelo Governo Federal, liberação de verba e execução das obras.

De acordo com a Sedu, em janeiro de 2022, foram preenchidas 1.111 vagas em creches. A lista de espera é justamente de cerca de mil alunos.

Além disso, ao longo de 2011, algumas unidades receberam reparos e revitalizações. Foram realizadas pinturas, reposições de parte das fiações elétricas, restaurações de brinquedos, trocas de mobiliário, substituições de lousas, entre outros consertos.

Isso tudo sem falar na aquisição de novos equipamentos e itens, como lousas digitais, computadores e notebooks, óculos com tecnologia assistiva para cegos e deficientes visuais, playgrounds inclusivos, kits de robótica, materiais esportivos e uniformes escolares. (Da Redação)