Moradores de Sorocaba se preparam para o rodízio de água

Racionamento começa às 22h desta segunda (17), em oito bairros; estocar água para cozinhar e antecipar banhos estão entre as medidas adotadas pelos sorocabanos

Por Vinicius Camargo

Maria Luiza vai estocar água para cozinhar

Estocar água para cozinhar e antecipar os banhos serão algumas medidas adotadas pelos sorocabanos para se preparar para o rodízio de água. O racionamento na cidade começa nesta segunda-feira (17), em oito bairros -- Vila Haro, Parada do Alto, Central Parque, Vila Barão, Terra Vermelha, Novo Éden e Cajuru. Nesta semana, o revezamento será das 22h às 5h. Apesar das ações para não ficarem sem água, moradores acreditam que a medida terá pouco impacto em suas rotinas, ao menos neste momento.

Moradora da Vila Haro, a professora Maria Luiza Pimentel Gomes, de 74 anos, vai estocar água apenas para finalidades específicas. “Vou colocar água limpa em vasilhas para temperar arroz, cozinhar feijão. Fora isso, nem precisa, porque, no outro dia, (já) tem água”, conta. Maria mora com o marido e dois filhos. Segundo ela, todos costumam tomar banho, jantar e lavar louça, por exemplo, antes das 22h. Por isso, considera que o cotidiano da família não mudará. “À noite, quase não uso água, só de dia”, fala. Ela concorda com o rodízio, principalmente, porque incentiva as pessoas a evitar o desperdício. “É um controle para nós mesmos, porque vamos gastar menos”, diz.

Para a cuidadora Luiza Hiraki, de 64 anos, moradora do mesmo bairro, o racionamento também deve ter pouco impacto. Conforme ela, a família fará apenas uma pequena alteração no seu dia a dia. “A partir de hoje (segunda, 17), vamos tomar banho mais cedo, porque, às 22h, vai acabar a água. Vou falar para a minha mãe tomar banho mais cedo e, também, para o meu marido entrar no banho assim que chegar do trabalho”, informa.

Como a água retornará nas primeiras horas da manhã, Luiza não pretende armazenar. Assim como Maria, ela é favorável ao revezamento, devido, sobretudo, à crise hídrica. “Há muita seca e não está chovendo. (Mesmo assim), tem gente que gasta (água) sem necessidade, (como) para lavar o quintal”, comenta

Nesta terça-feira (18), o fornecimento será interrompido nos seguintes locais: Booster Eldorado, Granja Olga, Caixa Eldorado, Brigadeiro, Astúrias, Iporanga 2, YKK, Vitória Régia, Herbert de Souza e Toyota. Na quarta (19), a medida abrangerá o Mosteiro São Bento, Centro, João Romão, Naria Eugênia, Sorocaba 1, Ipatinga, Santana, Aparecidinha e Nikkey. Já na quinta (20), afetará Sevilha, Campolim, Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado, Rede 6, Planalto, Horto, Parque São Bento, Carandá e Altos do Ipanema.

Rodízio

O rodízio será adotado em todas as regiões da cidade, de forma distribuída e intercalada. Haverá alternância entre períodos com e sem abastecimento. Todos os bairros foram divididos em quatro grupos. A cada dia, o fornecimento será suspenso em bairros de cada um dos grupos Diariamente, uma região ficará desabastecida por 12 horas e terá o fornecimento normalizado por 84 horas (esquema 12h/84h). O esquema se repetirá nessa ordem, sucessivamente, até o fim da medida.

Nesta primeira semana, entre os dias 17 e 24 de janeiro, o racionamento será diferenciado, por conta da preparação técnica do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Outra razão é para a população ter tempo de se preparar. Depois, a partir de 25 de janeiro, o horário será das 18h às 6h. A princípio, o revezamento vai durar 30 dias, contados a partir de 25 de janeiro. Posteriormente, o Executivo avaliará se a restrição continuará a partir de 25 de fevereiro.

De acordo com o Saae, o objetivo é gerar economia de 20% do consumo do município, o equivalente a 400 litros por segundo. O porcentual é equivalente ao consumo diário de Votorantim ou 20% da água captada diariamente da represa de Itupararanga e distribuída pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado.