Covid tem alta e Sorocaba amplia número de leitos

Nos nove primeiros dias do ano foram confirmados 712 casos da doença

Por Ana Claudia Martins

UPH Zona Leste tem unidade sentinela para síndrome gripal, incluindo casos de suspeita de Covid-19.

Os casos confirmados de Covid-19 voltaram a subir em Sorocaba no início deste mês na comparação com o mesmo período do mês passado. Segundo dados do boletim epidemiológico da Prefeitura de Sorocaba, de 1 a 9 de janeiro de 2022, no total, a cidade confirmou 712 casos da doença contra somente 110 no mesmo período de dezembro de 2021, o que representa um aumento de 547%. Ontem, o município anunciou ampliação de leitos.

Por conta do aumento dos casos de Covid-19 e também de pessoas com gripe, ontem (10) começou a funcionar a quinta unidade de saúde, chamada de sentinela, exclusivamente para atender quadros de síndrome gripal. O novo local funciona 24 horas, de segunda a domingo, em um prédio anexo à UPH Zona Leste. No início da tarde, a procura por atendimento estava alta, com pessoas aguardando fora da unidade.

A Prefeitura de Sorocaba passou a oferecer as chamadas UBSs sentinelas desde o último dia 30 de dezembro do ano passado, por conta do aumento de pacientes com sintomas gripais na cidade. “Todo paciente submetido ao teste Covid é classificado como atendimento de síndrome gripal, conforme protocolo estadual de Saúde”, informa a Prefeitura de Sorocaba.

Conforme boletim epidemiológico, no último dia 9 foram registrados 113 novos casos, no dia 8 mais 104 e no dia 7 deste mês mais 156, sendo a data com o maior registro no período de 1 a 9 de janeiro deste ano. Nos dias anteriores as confirmações de novos casos foram menores: dia 6 (92), dia 5 (79), dia 4 (66), dia 3 (46), dia 2 (32) e dia 1 (24).

Já no mesmo período de dezembro de 2021, os casos confirmados de Covid-19 foram bem menores. No dia 9 do mês passado foram registrados 31 novos casos, e nos dias anteriores os números foram ainda menores: dia 8 (14), dia 7 (8), dia 6 (21), dia 5 (5), dia 4 (4), dia (3), dia 2 (17) e dia 1 (7).

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, no último sábado (8), usou suas redes sociais para falar sobre o surto de gripe e aumento de casos de Covid-19 na cidade. Na ocasião, ele também falou sobre a ampliação do atendimento exclusivo para casos de síndromes gripais, em unidades municipais de saúde. Manga disse ainda que o município irá reativar leitos de internação em unidades hospitalares da cidade e reforço nas equipes de saúde.

Deste modo, as unidades de saúde para atendimento de pessoas com sintomas gripais são: as UBS sentinelas Vila Fiori, Simus e Éden, que atendem de segunda a sexta, das 7h às 19h, e a UBS São Guilherme, 24 horas diariamente. E desde ontem, o espaço exclusivo em prédio anexo à UPH Zona Leste, que passou atender também 24 horas diariamente.

Além disso, as pessoas podem buscar atendimento nas UPHs Norte, Leste, Oeste e UPA Éden, todas funcionam 24h diariamente. Além dos PAs Laranjeiras (24h), e dos PAs Brigadeiro Tobias, Carandá, Sorocaba 1 e São Bento, todos funcionando das 19h às 7h, de segunda a sexta, e 24h nos fins de semana, feriados e pontos facultativos.

Ampliação de leitos Covid

Também ontem, a Prefeitura de Sorocaba anunciou a ampliação do número de leitos Covid na cidade. Mais 19 leitos Covid, sendo 15 clínicos e quatro de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) foram contratados e serão utilizados no Hospital Amhemed. Com essa ampliação, a cidade passa de 30 para 49 leitos específicos. (Da Redação)