Sorocaba completa seis dias sem novas mortes pela Covid-19

Os dois últimos óbitos em decorrência da doença na cidade ocorreram no dia 27 de dezembro de 2021

Por Cruzeiro do Sul

Sorocaba está há seis dias sem novas mortes pela Covid-19

Sorocaba completou, neste domingo (2), seis dias sem registro de novas mortes em decorrência da Covid-19. Os últimos óbitos pela doença ocorreram no dia 27 de dezembro de 2021, quando duas pessoas faleceram. Assim, o total de mortes na cidade se mantém em 2.870. Neste domingo (2), foram confirmados mais 32 da doença foram confirmados no município. Com isso, o número subiu 87.002, conforme o boletim epidemiológico atualizado divulgado pela SES. 

Segundo a secretaria, a taxa de letalidade no município é de 3,2%, abaixo da taxa estadual, de 3,5%, e acima da taxa nacional, de 2,8%. Ainda de acordo com a pasta, dos casos positivos, sete pacientes estão internados, sendo cinco em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Outros 87 se recuperam em isolamento domiciliar. 

Neste domingo (2), o número de recuperados subiu para 84.003. Em 24 horas, mais 22 pessoas se curaram da doença. O total de casos suspeitos também aumentou para 665. Essas pessoas aguardam resultados de exames. Entre os suspeitos, estão internados, 18 em UTI. Não há óbitos em investigações. A quantidade de descartados por resultados negativos cresceu para 177.949. 

Ocupações de leitos

No censo diário de leitos da Covid-19 deste domingo (2), no Hospital Estadual Adib Jatene, os dez leitos de UTI Covid estão desocupados. Outro hospital de esfera estadual, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), possui dois leitos de UTI Covid ocupados, dos dez disponibilizados. O único leito de UTI infantil Covid está sem paciente.

Dos hospitais contratualizados pela Prefeitura para oferecer leitos Covid, a Santa Casa de Misericórdia está com 90% de ocupação nos leitos clínicos Covid. Ou seja, dos dez existentes, nove possuem pacientes. A ocupação de UTI Covid da Santa Casa é de 90%, o que representa 18 leitos ocupados, dos 20 contratados. Dos seis leitos clínicos Covid do Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), nenhum está ocupado.

Na rede particular, o hospital Unimed possui dois leitos adultos de UTI Covid ocupados, dos 15 pactuados e um leito clínico ocupado, dos 20 existentes. O único leito infantil de UTI Covid deste hospital encontra-se desocupado. O Samaritano possui três leitos clínicos Covid e um está ocupado. Já a UTI Covid não possui leito ocupado, dos três disponibilizados. Dos dois leitos de UTI Covid para crianças, nenhum está ocupado. O Hospital Evangélico possui um leito de UTI Covid ocupado, dos dez pactuados. dos 10 leitos clínicos Covid pactuados, um está ocupado. O hospital Amhemed possui 13 leitos clínicos Covid pactuados e nenhum está ocupado. Já a UTI do mesmo hospital não possui leitos ocupados, do total de sete. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)