Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia

Cidade registra mais 1.684 pessoas com Covid-19

Mais 1.529 pessoas estão livres da doença, aumentando o total de recuperados para 92.401

29 de Janeiro de 2022 às 02:33
Wilma Antunes [email protected]
Covid ainda continua endêmica
Covid ainda continua endêmica (Crédito: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)


Sorocaba teve aumento de aproximadamente 4% no total de casos confirmados de Covid-19, nos últimos três dias. Os dados divulgados ontem (28) pela Secretaria de Saúde (SES) mostram que 1.684 pessoas foram infectadas em apenas 24 horas. Na quinta-feira (29), os índices foram ainda maiores, com 2.020 notificações -- recorde diário da crise sanitária. Desta forma, a cidade chega a 96.453 positivações desde o início da pandemia. Ainda ontem, mais seis mortes foram anotadas no boletim epidemiológico da Prefeitura.

O levantamento foi concluído às 16h, uma hora a menos do que costuma ser encerrado. Entre os pacientes que testaram positivo para a doença, 80 estavam internados (36 em UTI) e o total de pessoas em recuperação (isolamento domiciliar) era 1.045. O número de pessoas com suspeita de Covid e que aguardavam resultados de exames era 5.788. Entre eles, 41 estavam internados em hospitais, sendo oito em UTI.

Mais 1.529 pessoas estão livres da doença, aumentando o total de recuperados para 92.401. Já, o número de descartados por resultados negativos da doença subiu para 188.571. A quantidade de pessoas que morreram em decorrência do coronavírus cresceu para 2.927. Não há óbitos em investigação. As seis mortes listadas no boletim ocorreram desde o dia 15 de janeiro de 2022, mas foram informadas à Vigilância Epidemiológica e computadas apenas ontem.

Entre as vítimas estão: uma mulher de 72 anos, sem comorbidades (falecida em 24 de janeiro); homem de 74 anos, diabético e cardiopata (falecido em 25 de janeiro); mulher de 74 anos, hipertensa (falecida em 15 de janeiro); um homem de 76 anos, sem comorbidades (falecido em 27 de janeiro); homem de 30 anos, com doença neurológica crônica (falecido em 27 de janeiro); e mulher de 62 anos, diabética, obesa e com doença neurológica crônica (falecida em 27 de janeiro).

Leitos

No censo diário de leitos, o Hospital Estadual Adib Jatene apresentava 20% de ocupação nos dez leitos da UTI. Já, os dez leitos clínicos pactuados estavam vazios. Dos hospitais contratualizados, a Santa Casa estava com 90% de ocupação nos leitos clínicos. Ou seja, dos dez existentes, nove tinham pacientes.

A ocupação de UTI estava em 95%, o que representa 19 leitos ocupados dos 20 contratados. Os seis leitos clínicos do Gpaci estavam ocupados. O Amhemed apresentava todos os 15 leitos clínicos pactuados ocupados. A UTI do mesmo hospital também tinha os quatro leitos ocupados.

No Evangélico há oito leitos clínicos e sete estavam ocupados. Os quatro leitos UTI apresentavam 75% de ocupação. Na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Leste há 20 leitos clínicos Covid e oito estavam ocupados.

Na rede particular, a Unimed tinha sete leitos adultos de UTI ocupados dos 15 pactuados e 22 leitos clínicos ocupados, dos 22 existentes. O único leito infantil de UTI deste hospital também estava ocupado. O Samaritano possui 18 leitos clínicos Covid e 14 estavam ocupados.

Já, a UTI apresentava nove leitos ocupados dos dez disponibilizados. O único leito de UTI para crianças estava vazio. O Evangélico estava com um leito de UTI ocupado dos dez pactuados. Dos dez leitos clínicos pactuados, dois estavam ocupados. O Amhemed possui 13 leitos clínicos pactuados e um deles estava ocupado. Já, a UTI do mesmo hospital apresentava um leito ocupado do total de sete. (Wilma Antunes)