Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia

Com superlotação, Secretaria da Saúde abre mais 12 leitos Covid

De acordo com a SES, são oito leitos clínicos de enfermaria e quatro de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI)

25 de Janeiro de 2022 às 05:11
Marcel Scinocca [email protected]
Novos leitos foram contratos junto ao Hospital Evangélico
Novos leitos foram contratos junto ao Hospital Evangélico (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Após nova lotação total na rede pública municipal de saúde de Sorocaba, relacionado à pandemia, com 100% de ocupação tanto nos leitos de enfermaria quanto nos leitos de UTI, a Secretaria de Saúde (SES) anunciou a contratação de mais 12 leitos Covid. As novas unidades passaram a operar ontem (24).

De acordo com a SES, são oito leitos clínicos de enfermaria e quatro de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), contratados no Hospital Evangélico de Sorocaba. Conforme a pasta, com essa ampliação, a cidade passa de 49 para 61 leitos Covid, sendo 33 clínicos e 28 de UTI, para atender moradores da cidade.

E a unidade já começou a operar com 25% de lotação nos leitos clínicos, conforme o boletim da segunda-feira. Dos oito leitos da UTI da unidade, dois já estavam com pacientes. Com relação às demais unidades, que atendem ao serviço público, todos os leitos da Santa Casa, sendo 10 de enfermaria e 20 de UTI, estavam lotados.

O mesmo ocorria com os 15 leitos de enfermaria e quatro de UTI, do Amhemed, contratados no início do mês pela Secretaria de Sorocaba.

O número de internações também tem pressionado a rede privada. Na segunda-feira, todos os 20 leitos de enfermaria do Hospital Unimed estavam lotados. O mesmo ocorria com os 10 leitos de UTI do Samaritano, que também tinha 14 dos 18 leitos de enfermaria com pacientes.

Outros dados

A cidade registrou mais 444 novos casos de Covid-19. Agora, Sorocaba tem 90.706 casos registrados desde o início da pandemia. A cidade chegou a 87.301 recuperados, com 377 novos registros. O município também teve queda do número de pessoas com suspeita de contaminação pelo coronavírus e que aguardam resultados, de 8.345 para 7.387. Ainda assim, é o segundo maior número desde o início da pandemia.

O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 184.064. O total de pessoas em isolamento domiciliar era de 443. Da data, a SES também registrou a morte de um homem de 92 anos, hipertenso.

Ele faleceu em hospital particular de Sorocaba no dia 21 de janeiro de 2022. Com essa morte, agora a cidade tem 2.897, desde o início da pandemia, em março de 2020. A cidade não tem óbitos em investigação. (Marcel Scinocca, com informações da SES)