Buscar no Cruzeiro

Buscar

Imunização

Sorocaba vacina crianças sem comorbidades

Meta da Secretaria da Saúde é imunizar 50 mil pessoas de 5 a 11 anos

25 de Janeiro de 2022 às 04:45
Virginia Kleinhappel Valio [email protected]
Ao lado da mãe Fabiane, Mateus Santana Matos, de 11 anos, mostra o comprovante da vacina
Ao lado da mãe Fabiane, Mateus Santana Matos, de 11 anos, mostra o comprovante da vacina (Crédito: PEDRO HENRIQUE NEGRÃO)

A Prefeitura de Sorocaba iniciou ontem (24) a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 11 anos. De acordo com a Prefeitura são esperados aproximadamente 50 mil crianças de 5 a 11 anos - com e sem comorbidades -- para a vacinação infantil. Na última semana, 1.388 crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiências foram vacinadas na cidade.

O aposentado Claudinei do Nascimento levou a filha Bárbara Dandara Pires, 11 anos, logo no primeiro dia da campanha de vacinação, ontem. “Eu já tomei as vacinas. Como está saindo nas propagandas da televisão, achei melhor trazer ela”. Aparentando nervosismo, Bárbara disse: “Agora me sinto mais segura, Graças a Deus”.

Profissional da área da saúde, Fabiane Gonçalves Santana fez questão de levar o filho Mateus Santana Matos no primeiro dia da vacinação para crianças de 11 anos. “Estava ansiosa para vacinar meu filho. Ele está um pouquinho nervoso, mas a vacina é muito importante, é uma precaução”, comenta.

Quem se sente segura com a vacinação é a tia do Cauã Roberto, de 11 anos, a atriz Quitéria Maria. Ela conta que levou o sobrinho tomar a vacina porque a mãe dele trabalha e não pode levá-lo. “Estava ansiosa, demorou até para acontecer essa vacinação. Neste momento onde tanta gente está pegando a doença e que parece estar mais fácil ainda de pegar, para mim é um alívio. E no primeiro dia é melhor até para seguir em frente né. Por que esperar, né?”, disse.

Para ela, a marca da vacina não é importante. “Não ligo para a marca, acho que nesse momento (e nem antes), temos que ficar procurando por marca de vacina, só de ter a vacina está ótimo. Não tem que se importar com a marca da vacina, e sim se ela é eficaz e que está vacinando todo mundo. Precisa vacinar o maior número de crianças possível”.

Como será a vacinação infantil

A imunização ocorre em 29 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Crianças de 5 a 11 anos, com comorbidades ou deficiências também seguem sendo vacinadas nessas UBSs, mediante apresentação de comprovante da condição de risco (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica ou cadastro já existente na UBS).

De acordo com a Prefeitura, no ato da imunização, a criança de 11 anos completos precisará estar acompanhada dos pais ou responsáveis. Para adiantar em até 90% o tempo de atendimento na hora da imunização, os pais ou responsáveis podem acessar o site vacinaja.sp.gov.br e efetuar o pré-cadastro para a vacinação da criança.

O preenchimento não é obrigatório, mas a iniciativa tem como objetivo evitar filas e aglomerações. Quem não conseguir realizar o pré-cadastro, o mesmo poderá ser feito presencialmente na UBS.

Já para os adultos e adolescentes (a partir de 12 anos), o calendário semanal de vacinação segue normalmente em 29 UBSs e em dois shoppings. (Virgínia Kleinhappel Valio)

Prossegue a vacinação de crianças e adultos nesta terça (25)

Descrição: Imunizante está disponível en 29 UBSs e nos shoppins Cidade e Iguatemi - Crédito: PEDRO HENRIQUE NEGRÃO (8/1/2022)


Hoje (25), público infantil sem comorbidades de Sorocaba também poderá se imunizar, porém, de forma gradativa. Os responsáveis devem levar as crianças em uma das 29 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 9h às 15h. Os adultos podem se vacinar nesses mesmos locais ou nos postos fixos do Shopping Cidade e do Shopping Iguatemi, das 14h às 20h.

Os pequenos com 10 anos completos, sem comorbidades ou deficiências, devem ser imunizados hoje. Já, as crianças de 5 a 11 anos de idade, com comorbidades ou deficiências, podem se vacinar de segunda a sexta-feira. Fora o público infantil, a campanha também aplica doses para as pessoas com mais de 18 anos que ainda não foram imunizadas

A segunda dose da Coronavac é para os adultos que tomaram a primeira vacina há, pelo menos, 28 dias. Aqueles que receberam a segunda dos imunizantes Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer há, no mínimo, 122 dias podem tomar a terceira aplicação. Em caso de pacientes imunossuprimidos, o intervalo diminui para 28 dias. A quarta dose é para pacientes com imunossupressão, que tomaram a terceira aplicação há 122 dias ou mais.

Votorantim

Ainda hoje, Votorantim imuniza crianças, adolescentes e adultos. O público infantil entre 10 e 11 anos, sem comorbidades ou deficiências permanentes, será vacinado em quatro unidades de saúde da cidade: Barra Funda, Clarice, Novo Mundo e na Vila Nova. As crianças de 5 a 11 anos, com comorbidades ou deficiências, também podem receber a aplicação nesses mesmos pontos.

Setes unidades da cidade estão preparados para receber a população com mais de 12 anos. Durante o dia, as pessoas podem ir até o posto do Bela Vista, Cristal, Green Valley, Vila Garcia, Serrano e Tatiana. Já no período noturno, das 16h 20h, haverá a aplicação no Fundo Social de Solidariedade, que fica ao lado do Aquário Cultura. (Wilma Antunes)