Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia

Santa Casa de Sorocaba registra ocupação de 100% dos leitos Covid neste domingo (16)

Os 10 leitos Covid da enfermaria e os 20 leitos da UTI do hospital contratualizados pela Prefeitura de Sorocaba estão ocupados

16 de Janeiro de 2022 às 13:39
Cruzeiro do Sul [email protected]
Santa Casa de Sorocaba atende pelo SUS os diagnosticados com a doença
Santa Casa de Sorocaba atende pelo SUS os diagnosticados com a doença (Crédito: VINíCIUS FONSECA (15/5/2020))

A ocupação dos leitos Covid na Santa Casa de Sorocaba bateu 100% de ocupação neste domingo (16) tanto nos leitos de enfermaria quanto nos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A informação consta do boletim epidemiológico que é divulgado diariamente pela Prefeitura de Sorocaba. A cidade confirmou neste domingo mais 122 casos da Covid-19 e nenhum óbito.

Segundo dados do boletim, dos hospitais contratualizados pela Prefeitura de Sorocaba para oferecer leitos Covid, a Santa Casa está com 100% de ocupação nos leitos clínicos Covid. Ou seja, dos 10 existentes, 10 possuem pacientes. A ocupação de UTI Covid da Santa Casa também é de 100%, o que representa 20 leitos ocupados dos 20 contratados.

Neste sábado (16), a ocupação dos leitos Covid da Santa Casa de Sorocaba, na enfermaria e na UTI, era de 90%.

Taxa de ocupação dos leitos Covid na cidade

No censo diário de leitos da Covid-19 deste domingo, no Hospital Estadual Adib Jatene, os 10 leitos de UTI Covid encontram-se em 40% ocupação.

Dos seis leitos clínicos Covid do GPACI, dois estão ocupados. O Hospital Amhemed possui 15 leitos clínicos Covid pactuados e 14 estão ocupados. Já a UTI do mesmo hospital possui três leitos ocupados do total de quatro.

Rede privada

Na rede particular, o Hospital Unimed possui quatro leitos adultos de UTI Covid ocupados dos 15 pactuados e 14 leitos clínicos ocupados, dos 20 existentes. O único leito infantil de UTI Covid deste hospital encontra-se desocupado.

O Samaritano possui 12 leitos clínicos Covid e seis estão ocupados. Já, a UTI Covid possui sete leitos ocupados dos 10 disponibilizados. O único leito de UTI Covid para crianças está desocupado.

O Hospital Evangélico possui quatro leitos de UTI Covid ocupados dos 10 pactuados. Dos 10 leitos clínicos covid pactuados, quatro estão ocupados. O Hospital Amhemed possui 13 leitos clínicos Covid pactuados e um está ocupado. Já a UTI do mesmo hospital não possui leitos ocupados do total de sete.

Casos confirmados de Covid-19

Sorocaba recebeu a notificação de mais 122 casos confirmados da Covid-19, 146 recuperados e nenhum óbito notificado neste domingo (16). Do total de confirmados, 32 estão internados (17 em UTI) e o total de pessoas em recuperação (isolamento domiciliar) é 207.

Assim, segundo a Prefeitura de Sorocaba, os casos confirmados com a doença passaram de 88.424 para 88.546 na cidade. Já os óbitos confirmados se mantiveram em 2.878. A taxa de letalidade no município é de 3,2%, abaixo da taxa estadual, que é de 3,5%, e acima da taxa nacional, que se encontra em 2,7%.

A cidade também teve aumento do número de pessoas com suspeita de contaminação pelo coronavírus e que aguardam resultados de 5.247 para 5.664, ou seja, total de 417 casos suspeitos. Entre os suspeitos, 51 estão internados em hospitais da cidade, sendo 18 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Conforme a Prefeitura de Sorocaba, não há óbitos em investigação. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 181.608. Ainda foi registrado aumento do número de recuperados da Covid-19 neste domingo, chegando ao total de 85.429. 

 

Conscientização e combate à Covid-19

A Secretaria da Saúde (SES) reforça que é preciso que as pessoas continuem usando máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento social. A conscientização da população sobre as medidas preventivas de combate à Covid-19 é fundamental. (Da Redação)