Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia

Covid tem alta e Sorocaba amplia número de leitos

Nos nove primeiros dias do ano foram confirmados 712 casos da doença

11 de Janeiro de 2022 às 10:23
Ana Claudia Martins [email protected]
UPH Zona Leste tem unidade sentinela para síndrome gripal, incluindo casos de suspeita de Covid-19.
UPH Zona Leste tem unidade sentinela para síndrome gripal, incluindo casos de suspeita de Covid-19. (Crédito: Pedro Negrão)

Os casos confirmados de Covid-19 voltaram a subir em Sorocaba no início deste mês na comparação com o mesmo período do mês passado. Segundo dados do boletim epidemiológico da Prefeitura de Sorocaba, de 1 a 9 de janeiro de 2022, no total, a cidade confirmou 712 casos da doença contra somente 110 no mesmo período de dezembro de 2021, o que representa um aumento de 547%. Ontem, o município anunciou ampliação de leitos.

Por conta do aumento dos casos de Covid-19 e também de pessoas com gripe, ontem (10) começou a funcionar a quinta unidade de saúde, chamada de sentinela, exclusivamente para atender quadros de síndrome gripal. O novo local funciona 24 horas, de segunda a domingo, em um prédio anexo à UPH Zona Leste. No início da tarde, a procura por atendimento estava alta, com pessoas aguardando fora da unidade.

A Prefeitura de Sorocaba passou a oferecer as chamadas UBSs sentinelas desde o último dia 30 de dezembro do ano passado, por conta do aumento de pacientes com sintomas gripais na cidade. “Todo paciente submetido ao teste Covid é classificado como atendimento de síndrome gripal, conforme protocolo estadual de Saúde”, informa a Prefeitura de Sorocaba.

Conforme boletim epidemiológico, no último dia 9 foram registrados 113 novos casos, no dia 8 mais 104 e no dia 7 deste mês mais 156, sendo a data com o maior registro no período de 1 a 9 de janeiro deste ano. Nos dias anteriores as confirmações de novos casos foram menores: dia 6 (92), dia 5 (79), dia 4 (66), dia 3 (46), dia 2 (32) e dia 1 (24).

Já no mesmo período de dezembro de 2021, os casos confirmados de Covid-19 foram bem menores. No dia 9 do mês passado foram registrados 31 novos casos, e nos dias anteriores os números foram ainda menores: dia 8 (14), dia 7 (8), dia 6 (21), dia 5 (5), dia 4 (4), dia (3), dia 2 (17) e dia 1 (7).

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, no último sábado (8), usou suas redes sociais para falar sobre o surto de gripe e aumento de casos de Covid-19 na cidade. Na ocasião, ele também falou sobre a ampliação do atendimento exclusivo para casos de síndromes gripais, em unidades municipais de saúde. Manga disse ainda que o município irá reativar leitos de internação em unidades hospitalares da cidade e reforço nas equipes de saúde.

Deste modo, as unidades de saúde para atendimento de pessoas com sintomas gripais são: as UBS sentinelas Vila Fiori, Simus e Éden, que atendem de segunda a sexta, das 7h às 19h, e a UBS São Guilherme, 24 horas diariamente. E desde ontem, o espaço exclusivo em prédio anexo à UPH Zona Leste, que passou atender também 24 horas diariamente.

Além disso, as pessoas podem buscar atendimento nas UPHs Norte, Leste, Oeste e UPA Éden, todas funcionam 24h diariamente. Além dos PAs Laranjeiras (24h), e dos PAs Brigadeiro Tobias, Carandá, Sorocaba 1 e São Bento, todos funcionando das 19h às 7h, de segunda a sexta, e 24h nos fins de semana, feriados e pontos facultativos.

Ampliação de leitos Covid

Também ontem, a Prefeitura de Sorocaba anunciou a ampliação do número de leitos Covid na cidade. Mais 19 leitos Covid, sendo 15 clínicos e quatro de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) foram contratados e serão utilizados no Hospital Amhemed. Com essa ampliação, a cidade passa de 30 para 49 leitos específicos. (Da Redação)