Buscar no Cruzeiro

Buscar

Clima

Defesa Civil alerta para tempestade na região de Sorocaba

Tempestade com raios, ventos fortes e granizo atinge a região entre hoje (11) e quinta-feira (13)

11 de Janeiro de 2022 às 09:32
Virginia Kleinhappel Valio [email protected]
Defesa Civil alerta sobre risco de tempestades em Sorocaba
Defesa Civil alerta sobre risco de tempestades em Sorocaba (Crédito: Erick Pinheiro )

A Defesa Civil de Sorocaba emitiu um alerta nesta segunda-feira (10) para tempestade com raios, ventos fortes e granizo.

O período de alerta inicia nesta terça-feira (11) e se estende até quinta-feira (13). Segundo o órgão, novas instabilidades poderão provocar chuvas na região de Sorocaba, com momentos previstos de tempestades, seguidos por raios, ventos e granizo.

O Instituto de Meteorologia (Inmet) confirma o alerta, considerando a região de Sorocaba como área de "potencial perigo". De acordo com o Instituto, o volume de chuva deve ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h. 

Nesta quarta-feira (12), a máxima fica em 28°C e a mínima em 18°C, sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite, com 80% de possibilidade de chuva. Já na quinta-feira (13), a máxima fica em 27°C e a mínima em 19°C, sol com algumas nuvens e 90% de chance de chuva. 

Diante deste cenário, recomenda-se atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.

Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. 

Tempo abre no fim de semana

A partir da sexta-feira (14) e final de semana, segundo o Inmet, há tendência de períodos de sol durante o dia. O tempo deve ficar abafado e as máximas acima de 30°C, com pancadas de chuva ocorrendo de maneira isolada a tarde e a noite. No sábado (15) e domingo (16), a máxima chega aos 32°C.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil por meio do telefone 199 e 193, do Corpo de Bombeiros.

Galeria

Confira a galeria de fotos