Sorocaba
Sorocaba amplia pela 2ª vez atendimento para casos de gripe
UBS São Guilherme será a quarta unidade de saúde municipal para atender pessoas com sintomas gripais
A Prefeitura de Sorocaba anunciou nesta quinta-feira (5) a ampliação, pela segunda vez, do atendimento para casos de gripe na cidade. Desde o último dia 30 de dezembro, três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão atendendo exclusivamente pessoas com sintomas gripais. Nos dois primeiros dias de atendimento nas UBSs sentinelas, Vila Fiori, Éden e Simus, no total, foram atendidas 429 pessoas. A ampliação do atendimento será na UBS São Guilherme.
Segundo a Prefeitura de Sorocaba, a UBS São Guilherme, situada na Rua Belmiro Moreira Soares, passa a atender, exclusivamente, a partir das 19h desta quarta como Unidade Sentinela 24 horas, de domingo a domingo, inclusive feriados e pontos facultativos.
Enquanto isso, os atendimentos da UBS São Guilherme foram remanejados para a unidade do Maria Eugênia, como consultas eletivas, vacinação, entre outros serviços à disposição da população.
Ainda conforme a Prefeitura de Sorocaba, a cidade registrou 12 casos de Influenza em dezembro de 2021 contra nenhum registro no mesmo mês do ano passado. Já em relação aos óbitos pela doença foram dois em 2021 e mais dois em 2020. “Não há registro de caso da gripe H3N2 na cidade até o momento”, informa.
O anúncio da ampliação do atendimento foi feito nesta terça-feira (4) pelo prefeito Rodrigo Manga, em suas redes sociais. Sorocaba e pelo menos outras 9 cidades da Região Metropolitana (RMS) passam por um surto de gripe, como mostra reportagem da edição desta quarta do Cruzeiro do Sul.
Além disso, o prefeito também solicitou que a Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba reforce a quantidade de médicos para atender os casos de pessoas com sintomas gripais. Na tarde desta terça-feira (4), houve reclamação de falta de médicos na UBS sentinela da Vila Fiori.
De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, a UBS Vila Fiori contou com médico no atendimento e, devido à demanda, estendeu seu horário de funcionamento até as 22h na data. A partir desta quarta-feira (5), mais médicos reforçarão as UBSs Sentinelas para ampliar o atendimento à população.
SES orienta como agir em casos de gripe
Devido à demanda de casos de síndrome gripal em todo o Estado de São Paulo, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), orienta a população sobre como agir nas situações de sintomas de gripe.
Quem tiver sinais leves, como febre, tosse, irritação na garganta, dor no corpo, náuseas, vômitos, diarreia e perda de apetite, a orientação é que procure uma das quatro Unidades Sentinelas na cidade: São Guilherme, Fiori, Simus e Éden. As unidades funcionam de segunda a sexta, das 7h às 19h, com exceção da São Guilherme, que atende 24 horas, de domingo a domingo, inclusive feriados e pontos facultativos.
Já, as pessoas com sintomas graves, como falta de ar, desmaio, convulsão, confusão mental, doenças crônicas que pioram em função dos sintomas gripais e febre persistente acima de 39ºC, devem buscar as unidades de Urgência e Emergência (UPHs, PAs e UPA) mais próxima.
A SES também orienta como medidas de prevenção: higienizar sempre as mãos; não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros; caso haja indicação, utilizar uma máscara protetora; evitar frequentar locais fechados ou com muitas pessoas e manter o esquema vacinal em dia.
AS UPHs Norte, Leste e Oeste, e as UPAs Éden e o PA Laranjeiras funcionam 24 horas diariamente. Já os PAs de Brigadeiro Tobias, Carandá, Sorocaba 1 e São Bento funcionam das 19h às 7h, de segunda a sexta, e 24h nos fins de semana, feriados e pontos facultativos.
Rede privada também registra aumento
Na rede particular de saúde, também houve aumento na procura de atendimento médico por conta do surto de gripe que afeta Sorocaba e cidades da RMS. Nesta terça, a procura de pessoas com sintomas gripais no Hospital Dr. Miguel Soeiro, da Unimed Sorocaba, foi grande.
A Unimed Sorocaba esclarece que o Pronto Atendimento do Hospital Dr. Miguel Soeiro registrou, a exemplo de outros serviços de saúde da região, um aumento expressivo no número de atendimentos a pacientes adultos e pediátricos nos últimos 15 dias, sendo o quadro gripal a principal queixa.
“Para atender essa demanda, o hospital reativou consultórios utilizados durante a pandemia de Covid e ampliou a área de recepção. As equipes de médicos exclusivos para o pronto atendimento foram ampliadas em 50% para atendimento adulto, 30% para atendimento infantil e 100% para atendimento em telemedicina”, informa.
O hospital constatou que cerca de 90% dos casos não apresentam gravidade e que a maioria dos atendimentos presenciais necessitam apenas de orientações e medicamentos para alivio de sintomas. “A fim de evitar aglomerações orienta-se aos pacientes com sintomas leves que busquem inicialmente o atendimento pela telemedicina (www.unimedsorocaba.coop.br)”, ressalta. (Da Redação)
.
Galeria
Confira a galeria de fotos