Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19

Primeiro caso da variante Ômicron é confirmado em Porto Feliz

Paciente é uma mulher de 69 anos que apresentou sintomas leves da doença

04 de Janeiro de 2022 às 09:53
Cruzeiro do Sul [email protected]
A variante Ômicron já foi identificada em todos os continentes.
A variante Ômicron já foi identificada em todos os continentes. (Crédito: NIAID)

 

O primeiro caso da variantes Ômicron da Covid-19 foi confirmado nesta segunda-feira (3) em Porto Feliz. A informação foi divulgada através de um balanço do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado. Segundo a Prefeitura, a paciente é uma mulher de 69 anos. Ela apresentou sintomas leves da doença e já recebeu alta médica.

De acordo com os últimos dados divulgados pela Secretária de Saúde do Estado, 28 casos da variante foram confirmados em todo o Estado. Do total, são 17 na Capital, que já confirmou transmissão comunitária; dois em Pradópolis, no interior de SP; e um nas cidades de Santos, Araraquara, Guarulhos, Limeira, São José dos Campos, Osasco, Mirassol e Ribeirão Preto.

A Secretária informou também que a Ômicron, assim como a Alpha, Beta, Gamma e Delta, são classificadas como "variantes de atenção" pelas autoridades sanitárias devido à possibilidade de aumento de transmissibilidade ou gravidade da infecção, por exemplo. Até 28 de dezembro, análises do Instituto Adolfo Lutz e do CVE identificaram 3 casos autóctones de Beta, 54 de Alpha, 2.917 de Gamma e 15.025 de Delta.

A confirmação de uma variante ocorre por meio de sequenciamento genético, um instrumento de vigilância, ou seja, de monitoramento do cenário epidemiológico, que não deve ser confundido com diagnóstico, este sim de caráter individual. Portanto, não é necessário, do ponto de vista técnico e científico, sequenciamentos individualizados, uma vez confirmada a circulação local da variante.

As medidas já conhecidas pela população seguem cruciais para combater a pandemia do coronavírus: uso de máscara, que segue obrigatório em SP; higienização das mãos (com água e sabão ou álcool em gel); distanciamento social; e a vacinação contra a COVID-19.

Sorocaba

Na última quarta-feira (29) Sorocaba também confirmou o primeiro caso da variante Ômicron na cidade. A amostragem e o resultado foram realizados pelo Instituto Butantan. De acordo com a Prefeitura, o morador do município que testou positivo para Ômicron foi um homem de 31 anos que já havia tomado duas doses da vacina contra a Covid-19. Ele não precisou ser internado. 

De acordo com a Secretária de Estado de Saúde (SES), o paciente não tinha histórico de deslocamento de viagem à África, mas, em dezembro, ele participou de um evento na cidade de São Paulo, onde também havia pessoas de outros países.

“Evidências científicas apontam que a variante possui um índice de transmissibilidade maior que as outras, mas não há estudos comprovados sobre a sua severidade”, aponta a pasta municipal.