Buscar no Cruzeiro

Buscar

Solidariedade

Programa 'HumanizAção' disponibiliza mais de 20 mil refeições em 2021

Agentes da Prefeitura de Sorocaba e parceiros fizeram mais de 11 mil abordagens sociais ao longo do ano passado

03 de Janeiro de 2022 às 21:36
Cruzeiro do Sul [email protected]
Atualmente, são várias as iniciativas de grupos, entidades e pessoas preocupadas em ajudar na atenção a esse público
Atualmente, são várias as iniciativas de grupos, entidades e pessoas preocupadas em ajudar na atenção a esse público (Crédito: Secom/Sorocaba)

Lançado em janeiro de 2021, o programa municipal “HumanizAção”, que, segundo a Prefeitura de Sorocaba, tem o objetivo de acolher com dignidade pessoas em situação de rua no município e oferecer serviços essenciais aos quais a maioria não tem acesso, já ofereceu aproximadamente 22 mil refeições, realizou 11.579 abordagens sociais a pessoas em situação de rua, das quais acolheu 8.378 pessoas no Serviço de Obras Sociais(SOS) e garantiu apoio a 1.106 pela Secretaria da Cidadania (Secid) para o retorno ao lar e reencontro com a família de origem.

Embora a quantidade varie, de acordo com o número de pessoas encontradas e que aceitam o acolhimento social oferecido, a Secid trabalha com a estimativa do fornecimento diário de 60 refeições, em média, para essa população. A distribuição é feita também nos fins de semana e feriados.

O programa é realizado por profissionais da Controladoria Geral do Município, da Secid e do SOS, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes. O programa conta ainda com as várias parcerias que têm sido estabelecidas entre a Secid, entidades assistenciais e grupos de voluntários, a fim de garantir o fornecimento diário de alimentação completa a esse público.

“O trabalho desses grupos de pessoas e entidades é essencial para podermos prestar esse serviço com qualidade e, por isso, somos muito gratos a todos esses dedicados voluntários. Além disso, temos buscado um diálogo constante com quem deseja ajudar as pessoas em situação de rua, para que entendam a importância de fornecer o alimento em um local adequado, com mesa, cadeiras, talheres e, sobretudo, prezando pelas condições básicas de higiene, o que contribui também para a saúde de quem está recebendo a comida”, afirma o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa.

Atualmente, são várias as iniciativas de grupos, entidades e pessoas preocupadas em ajudar na atenção a esse público. “Nosso intuito é facilitar o acesso dessas pessoas a serviços públicos aos quais todo cidadão tem direito, desde a emissão de documentos até cuidados de saúde. Mas o objetivo final é buscar a reinserção à sociedade, seja orientando e dando suporte para a busca de trabalho, seja proporcionando condições para o reencontro com a família de origem, nas situações em que isso é possível e desejado pela pessoa”, descreve o secretário.

Durante 2021, atuaram como parceiros do programa “HumanizAção” para o fornecimento voluntário de alimentos Adriano Zucon e seus familiares Gisele, sr. Jorge, Fabinho, Tairine, sr. Anézio e Rita, com apoio de outros voluntários; Amizadaria, responsáveis Thuany Braz e Fernanda; Doadores de Amor, responsável Lilly Almera; Gaviões da Fiel em Sorocaba, responsável Rubens Machado (Rubinho); Grupo Jucá, responsável Rose Penitente Lopes; Projeto Resgatados, responsável Caique Pereira; Projeto Verdade, responsável Luciana Batista Barbosa Freire e Sopão do Bem, responsável Fernanda Alberto. (Da Redação, com informações da Secom)