Buscar no Cruzeiro

Buscar

Clima

Sorocaba deve ter chuvas fortes durante toda a semana

Em contrapartida, o alerta de risco potencial termina hoje para o município

03 de Janeiro de 2022 às 08:55
Kally Momesso [email protected]
 Chuva no Plano Piloto em Bras..lia
Chuva no Plano Piloto em Bras..lia (Crédito: Marcello Casal JrAg..ncia Brasil)

Após os estragos registrados em Sorocaba entre quinta-feira (30) e domingo (2), Sorocaba permanece com previsão de fortes chuvas ao longo da primeira semana de 2022. Em contrapartida, o alerta de risco potencial termina nesta segunda-feira (3) para o município, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Hoje (3), a previsão alerta para sol com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada durante todo o dia. A cidade também pode registrar pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante a tarde e a noite. Os termômetros registram máxima de 28°C e mínima de 21°C. A umidade deve ficar entre 90% e 60%.

Já na terça-feira (4), não deve sair sol em Sorocaba. De acordo com o Inmet, o céu estará encoberto com pancadas de chuva isoladas. A temperatura máxima chega a 26°C, enquanto a mínima é de 21°C. A cidade registra umidade entre 100% e 75%.

Pancadas de chuva não cessam na quarta-feira (5).Trovoadas isoladas podem ser registradas ao longo de todo o dia. Os termômetros permanecem entre 26°C e 21°C, e a umidade deve ficar entre 100% e 80%.

Ainda segundo a previsão meteorológica do Instituto, Sorocaba terá sol com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas na quinta-feira (6). A temperatura mínima chega a 20°C, enquanto a máxima deve ser de 26°C. Já a umidade permanece com bons índices, entre 100% e 70%.

Em tendência de recuo da temperatura, sexta-feira (7) tem uma leve queda nos termômetros, que ficam entre 18°C e 24°C. O município deve registrar ainda céu encoberto com chuvisco. A umidade neste dia estará entre 90% e 60%.

Mesmo com o encerramento do alerta de perigo potencial na região, considera-se moderada a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos devido à previsão de chuva, principalmente a partir da tarde, somado aos acumulados prévios. Assim, não se descarta a possibilidade de ocorrência de enxurradas em áreas com maior declividade, inundações dos rios urbanos parcialmente canalizados e alagamentos em áreas rebaixadas com drenagem insuficiente.

Dessa forma, a Defesa Civil orienta que em caso de rajadas de vento não é recomendado se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não é recomendado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Ainda é necessário evitar uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Leia mais - Temporais causam transtornos aos moradores de Sorocaba