Saae instala rede de água na Comunidade Fazendinha em Sorocaba

No local, serão implantados, ao todo, 1.300 metros de rede de água, com tubulações de 50 e 75 milímetros de diâmetro

Por Cruzeiro do Sul

Obras de instalação da rede de água já começou em 15 de dezembro, porém, o lançamento oficial ocorreu na tarde desta terça-feira (28)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba instala redes de distribuição de água na Comunidade Fazendinha, que fica na região do Parque Vitória Régia, zona norte da cidade. A ação atenderá a 89 moradias, beneficiando, aproximadamente, 500 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

As obras tiveram início no dia 15 de dezembro, porém, o lançamento oficial ocorreu na tarde desta terça-feira (28), com a presença do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) e do diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva.

No local, serão implantados, ao todo, 1.300 metros de rede de água, com tubulações de 50 e 75 milímetros de diâmetro. Até o momento, 5.600 metros de tubulações já foram instaladas.

Os trabalhos são executados com recursos e mão de obra próprios da autarquia e a previsão é de que sejam concluídos em janeiro de 2022. O investimento é de R$ 52,8 mil.

“É desumano viver sem água encanada. Nossas ações vão, exatamente, no sentido de humanizar e mudar essa situação e dar a dignidade de uma vida melhor a essa comunidade. E isso é só o começo, pois, logo mais, virá a rede de esgoto, a regularização de imóveis e outras melhorias para essa e outras áreas da cidade em situação semelhante, como temos feito desde o início de nosso mandato”, destaca o prefeito.

O diretor-geral do Saae confirmou o que disse o prefeito sobre a instalação de rede de esgoto. “O projeto será elaborado em janeiro próximo, e as obras terão início em 2022, com a implantação das tubulações. Trabalhamos com ações concretas e gestão de resultados”, enfatiza Ronald Pereira da Silva.

Demanda reprimida

Moradora da Comunidade Fazendinha, há sete anos, a dona de casa Suzana Ramos Barreto dizia-se muito feliz com as obras. “Estou muito satisfeita. Entrou governo, saiu governo e nunca fizeram nada por nós. Que alegria é ver, agora, pessoas dispostas a nos ajudar. Água e esgoto são reivindicações de muitos anos”, afirma.

Terminada a obra, o Saae realizará um mutirão no bairro, para providenciar as ligações residenciais à rede que está sendo implantada. “Esse pedido deve ser feito, individualmente, por família, e vamos providenciar esse serviço para agilizar as documentações e, depois, a instalação dos hidrômetros em cada residência”, acentua o diretor-geral da autarquia. (Da Redação, com informações da Secom)