Motoristas com a CNH vencida têm até 5ª para fazer a renovação

Prazo é para quem possui a CNH com vencimento registrado entre março e abril de 2020

Por Wilma Antunes

Motoristas com a CNH vencida têm até quinta para fazer a renovação

Os motoristas que possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com vencimento registrado entre março e abril de 2020, têm até esta quinta-feira (30) para regularizar a situação. Em Sorocaba, o número de condutores com o documento irregular é de 3.247, segundo dados do Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). O procedimento de renovação é simples e pode ser realizado tanto de forma presencial, quanto virtual.

A regularização da CNH em atraso pode ser feita pelo portal do Detran (www.detran.sp.gov.br), pelo site do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) ou ainda pelo aplicativo Poupatempo digital, disponível para smartphones.

Para que o serviço seja realizado sem nenhum tipo de impedimento, a pessoa não pode ter nenhum bloqueio no prontuário, como suspensão ou cassação do documento. Se o motorista preferir realizar o processo de forma presencial, é necessário fazer o agendamento da data no portal do Poupatempo e selecionar o posto de atendimento de preferência.

Para a renovação das categorias C, D ou E, o primeiro passo é marcar o exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas (lista disponível no site do Detran). Já o condutor que vai renovar as carteiras de habilitação nas categorias A e B, precisa escolher a data e o horário para fazer exame médico com um profissional credenciado pelo órgão.

No caso de profissionais que exercem atividade remunerada, também é preciso fazer um exame psicológico. A taxa de emissão do documento custa R$ 107 (já incluído o envio pelos Correios).

A CNH no formato digital é válida em todo o território nacional. O documento é disponibilizado por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação do Governo Federal (Serpro), que está disponível nos sistemas operacionais Android e iOS. O motorista tem até 30 dias de tolerância para renovar o documento.

No entanto, após esse período, a pessoa que continua dirigindo com a CNH vencida comete uma infração gravíssima e pode receber multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira. Além disso, o documento e o veículo são retidos até a apresentação de condutor habilitado.

O período para a regularização das CNHs é feito com base no mês de vencimento do documento. Confira o calendário completo estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran):

 

até 31 de julho de 2023