2ª Exposição Franciscana de Presépios encanta na Fundec

Visitação pública pode ser feita até 9 de janeiro, das 10h às 22h

Por Wilma Antunes

Réplica da escultura do menino Jesus, utilizada pelo Papa na Missa do Galo está exposta.

Entre as ruas iluminadas do centro de Sorocaba é possível reviver o nascimento de Cristo por meio de obras de artistas do mundo todo. A 2ª Exposição Franciscana de Presépios Internacionais, na Fundação de Desenvolvimento Cultural (Fundec), chama a atenção de quem passa pela rua Brigadeiro Tobias. Isso porque as mais de 80 seleções trazem consigo, além da representação do nascimento de Jesus, a cultura de cada País.

A história dos presépios começa em 1223, em uma gruta de Greccio, província italiana de Rieti. Foi lá que São Francisco fez a encenação do nascimento de Cristo pela primeira vez. Na época, o presépio foi realizado de forma teatral, posteriormente, as estatuetas passaram a assumir o protagonismo nas homenagens. O frei Rozântimo, da Arquidiocese de Sorocaba, explica que os presépios, além de relembrar, revive, com muito sentimento, esse evento tão importante para os cristãos: o nascimento de Jesus.

A exposição conta com diferentes cenários que atraem olhares curiosos de quem visita o espaço. As obras são feitas em diferentes materiais, como cristais, patchworks, arames, crochês, papéis e até mesmo folhas de milho. O presépio vindo diretamente de Belém, a Terra Santa, conta com uma réplica da escultura do menino Jesus, utilizada pelo Papa na Missa do Galo.

Cada presépio tem suas particularidades e trazem muitos detalhes da cultura de cada etnia, mas todas elas têm uma coisa em comum: a imagem de São Francisco. Na obra alemã, por exemplo, nota-se que as estatuetas estão bem agasalhadas, por conta do clima frio do país. Já na exposição que veio da África, os traços dos rostos dos personagens, assim como o biotipo, são mais parecidos com os povos naturais do continente.

Até mesmo quem não tem uma crença definida, se encanta com as obras dos artistas. Esta é segunda vez que Sorocaba recebe a exposição franciscana. No ano passado, os presépios foram expostos na Paróquia Bom Jesus dos Aflitos. Para o frei Rozântimo, que apresenta a exposição com brilho nos olhos, esse é um momento muito especial, em que devemos celebrar o amor e a paz.

Quem ficou interessado em visitar a 2ª Exposição Franciscana de Presépios Internacionais, que está na cidade desde o dia 11 de dezembro, tem até o dia 9 de janeiro de 2022 para conferir as obras de perto. O espaço é aberto todos os dias, das 10h às 22h, na rua Brigadeiro Tobias, número 73. A entrada é gratuita. (Wilma Antunes)