Cidadão precisa redobrar atenção nas festas de final de ano

Ações simples podem ser fundamentais contra ações de criminosos

Por Vinicius Camargo

Operação Delegada é um dos reforços da segurança pública a favor da população.

 

Alguns crimes, como furtos e assaltos, podem crescer durante o período das festas de fim de ano. Por isso, para evitar ser alvo de criminosos, a população deve redobrar os cuidados e seguir dicas de segurança. Segundo a GCM, fatores característicos de fim de ano favorecem ações criminosas, como descuidos na hora das compras. “O movimento de consumidores, em busca de presentes de Natal, aumenta e podem ser potenciais alvo de infratores”. Casas deixadas desprotegidas enquanto os moradores viajava é outro possível motivo.

Com cautelas simples, as pessoas conseguem se proteger de ladrões. A principal recomendação da Polícia Militar é atentar-se para saques em caixas eletrônicos.“Tenha cuidado com a senha e exposição de valores (dinheiro em espécie)”, orientou. Outro conselho é pagar compras com cartão de crédito ou de débito. Neste sentido, a GCM indica redobrar a atenção com pessoas à volta e não descuidar de bolsas e carteiras. Além disso, conforme a guarda civil, as crianças devem ser mantidas sempre por perto e de mãos dados com adultos.

A PM também sugere estacionar veículos em local seguro, vigiado e bem iluminado. É importante, ainda, não deixar pertences à mostra dentro do automóvel. Cuidar do celular é mais uma dica das duas forças de segurança. “Não o carregue no bolso de trás, jamais entregue ou empreste o celular para pessoas estranhas. Cuidado ao atender seu celular nas ruas, pontos de ônibus e grandes centros comerciais”, orientou a polícia.

Já os furtos e roubos a residências podem ser prevenidos com a colaboração entre vizinhos. A PM recomenda que quem vive em locais onde há programas de vizinhança solidária participe da iniciativa. Assim, são protegidas os imóveis e as ruas. Em caso de sair para viajar, a dica é avisar um familiar ou vizinho, para ficar atento a qualquer movimentação suspeita no imóvel.

Os moradores igualmente devem ter cuidado ao chegar em casa à noite. Observe o perímetro, pessoas estranhas na via e não guarde objetos e valores em casa.

Reforço na segurança

A GCM e a PM adotaram ações de reforço da segurança durante as festas. De acordo com a Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) de Sorocaba, a guarda civil mantém os patrulhamentos preventivos diários nos arredores e próprios municipais e em áreas públicas.

Como uma medida extra, está em vigor, desde 17 de dezembro, a Operação Delegada. “Por meio de convênio com o Governo do Estado de São Paulo, a administração municipal conta com a atuação também de policiais militares, nos horários livres de escala de trabalho deles, para atuarem como agentes do serviço público municipal, além de todo o efetivo da GCM”, informou a Sesu. “São 11 equipes da Operação Delegada, atuando em dias úteis e 20 nos fins de semana”.

A Polícia Militar igualmente desenvolve operação para a manutenção da ordem pública neste período, como a Natal Seguro. Para o fim de ano, especificamente, lançou a ação Fim de Ano Mais Seguro, focada em abordagem de veículos. O objetivo é “inibir índices criminais nos bairros de Sorocaba”. (Vinicius Camargo)