Escolas municipais e estaduais têm aulas só até quarta-feira

Nas 175 escolas da rede municipal de ensino, as aulas seguem até a próxima quarta-feira (22)

Por Jéssica Nascimento

Últimos dias têm sido dedicados aos alunos em recuperação.

Depois de mais um ano letivo diferenciado, está chegando um dos períodos mais esperados pelos estudantes: as férias. A partir da próxima quinta-feira (23), os alunos das redes de ensino municipal e estadual entrarão em recesso escolar. Já as unidades de ensino da rede particular suspenderam as aulas um pouco mais cedo, entre o final de novembro e o início de dezembro. O próximo ano letivo tem previsão de início para fevereiro de 2022 e, até lá, os alunos poderão aproveitar o tempo de descanso para brincar e se divertir.

Nas 175 escolas da rede municipal de ensino, as aulas seguem até a próxima quarta-feira (22) para aproximadamente 60 mil alunos matriculados nas unidades escolares municipais. De acordo com informações da Secretaria Municipal da Educação (Sedu), as férias só começam a partir de 23 de dezembro. A pasta, que ainda está ajustando o calendário letivo de 2022, prevê que o retorno das aulas será no início de fevereiro.

As 83 escolas estaduais de Sorocaba também entrarão em recesso escolar a partir da próxima quinta-feira. De acordo com as informações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, as aulas para os cerca de 53.713 matriculados nessas unidades também seguem até o dia 22. Conforme o calendário do próximo ano letivo, as atividades serão retomadas em 2 de fevereiro de 2022.

Os primeiros alunos a entrar de férias foram os da rede particular, já que as aulas se encerraram entre a última semana de novembro e a primeira semana de dezembro. No caso do Colégio Politécnico, as atividades se encerraram no dia 17 de dezembro, segundo a auxiliar de direção Luciane Cristina Durigan. Nas duas unidades do colégio, as aulas retornarão em 24 de janeiro. Para Luciane, esse foi um ano muito produtivo. “Tivemos muitos desafios, mas conseguimos cumprir o esperado”.

Período aguardado

Depois de um ano de diferente, com parte das retomas, os alunos já estavam ansiosos para o início das férias. Uma delas é a estudante Leticia de Souza Maximiano, de 15 anos, que em 2022 vai ingressar no 1º ano do Ensino Médio. Apesar das férias iniciarem oficialmente no dia 23 nas escolas estaduais, a estudante já foi liberada. “Essa última semana será de recuperação. Como não estou de recuperação, fui liberada mais cedo”, explica.

Leticia sempre comemora o início das férias. “É divertido. Fico livre das lições de casa e não preciso acordar tão cedo”, destaca. Durante o período de recesso, a adolescente pretende descansar bastante e aproveitar o tempo com a família. “Vou ler, jogar videogame, ficar em casa. Também estou planejando ir ao cinema”, conta.

Trânsito

Um dos reflexos do início das férias escolares é a redução do número de veículos transitando pelas ruas de Sorocaba. De acordo com a Urbes - Trânsito e Transportes, nesse período o tráfego de veículos nas ruas costuma cair, em média, 20%. Isso porque quando crianças, adolescentes e jovens deixam de ir para a escola, o fluxo de veículos também cai na cidade, principalmente nos horários de pico. (Jéssica Nascimento)