Termina consulta pública sobre área da nova rodoviária

O assunto virou polêmica após outros dois locais apresentados anteriormente terem sido rejeitados por moradores

Por Ana Claudia Martins

Área localizada no km 106 da rodovia Raposo Tavares foi escolhida para receber a nova rodoviária

Terminou nesta sexta-feira (10) a consulta pública realizada pela Prefeitura de Sorocaba sobre o local apresentado, no km 106 da rodovia Raposo Tavares -- atrás da Arena Multiúso e do Hospital Regional Adib Domingos Jatene --, para a construção na nova rodoviária da cidade.

O assunto virou polêmica após outros dois locais apresentados anteriormente terem sido rejeitados pelos moradores do Novo Eldorado e Jardim Santa Rosália.

O resultado da pesquisa sobre o novo local deverá ser divulgado em breve pela prefeitura, após a computação e análise dos dados pela Urbes - Trânsito e Transportes.

O Cruzeiro do Sul pediu uma parcial da consulta pública, mas a Prefeitura informou que não seria possível antes de finalizar o processo.

A consulta popular ficou disponível no site oficial da Urbes desde dia 17 de novembro, quando a área foi apresentada. Conforme a Urbes, a construção do empreendimento será realizada pela prefeitura, em um prazo de dois anos, a um custo estimado de R$ 35 milhões, via financiamento internacional já aprovado pela Câmara.

Se a área for aprovada, a Administração Municipal dará sequência à viabilização da obra, com a realização de estudos complementares, elaboração do projeto executivo e licitação.

Depois de entrar em funcionamento, a administração da nova rodoviária será feita pela iniciativa privada, em sistema de concessão.

De acordo com a prefeitura, inicialmente, foi feito um estudo técnico de três pontos ideais para o projeto, dos quais dois foram descartados. Entre os fatores que determinaram a escolha dessa área na zona oeste para abrigar a nova rodoviária estão: área pública, sem a necessidade de gastos com desapropriações; possui acessos viários urbanos e rodoviários adequados; atendimento completo do transporte coletivo urbano e outros modais; área possui histórico de baixo registro de acidentes de trânsito; inexistência de ocupação residencial nas proximidades; iluminação pública existente; previsão de construção de avenida complementar e de novo acesso pela rodovia, bem como de uma passarela de pedestres.

O local, contudo, não agradou parte dos moradores das regiões norte e leste, que ficam distantes do km 106 da Raposo Tavares. Os moradores alegam que irão levar bastante tempo no transporte público para chegar ao local. (Ana Cláudia Martins)