Buscar no Cruzeiro

Buscar

Coronavírus

Sorocaba registra 58 casos confirmados de Covid-19 nesta sexta-feira

Desde o início da pandemia, a cidade registra 86.946 casos confirmados, 83.974 recuperados e 2.870 óbitos

31 de Dezembro de 2021 às 14:07
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
Testes rápidos poderão ser feitos em adultos de todas as idades e adolescentes a partir de 12 anos.
Em Sorocaba, o número de descartados por resultados negativos da Covid-19 aumentou para 177.631 (Crédito: Divulgação/Secom Sorocaba )

Sorocaba recebeu a notificação de 58 novos casos de Covid-19 nesta sexta-feira (31), conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde (SES). Com as confirmações, o total de infectados pelo novo coronavírus passou de 86.888 para 86.946 na cidade. Além disso, em 24 horas, mais 43 pessoas se recuperaram da Covid-19 e o total de recuperados na cidade chegou a 83.974. Já o número de óbitos com confirmação da doença se mantiveram em 2.870. De acordo com a SES, a taxa de letalidade no município é de 3,3%, abaixo da taxa estadual, que é de 3,5%, e acima da taxa nacional, que se encontra em 2,8%.

Do total de casos confirmados em Sorocaba, oito estão internados, sendo quatro em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Outras 66 pessoas se recuperam da Covid-19 em isolamento domiciliar na cidade. Houve aumento no número de pessoas com suspeita de contaminação pelo coronavírus na cidade, passando de 492 para 772. Todas elas aguardam resultados de exames. Entre os suspeitos, 23 estão internados em hospitais da cidade, sendo 14 em UTI. Não há óbitos em investigação. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 177.631.

Taxa de ocupação dos leitos Covid

No censo diário de leitos da Covid-19 desta sexta-feira (31), no Hospital Estadual Adib Jatene, os 10 leitos de UTI Covid (Unidade de Terapia Intensiva) encontram-se sem ocupação. Outro hospital de esfera estadual, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), possui dois leitos de UTI Covid ocupados, dos 10 disponibilizados. O único leito de UTI infantil Covid está sem paciente.

Dos hospitais contratualizados pela Prefeitura de Sorocaba para oferecer leitos Covid, a Santa Casa está com 90% de ocupação nos leitos clínicos Covid. Ou seja, dos 10 existentes, nove possuem pacientes. A ocupação de UTI Covid da Santa Casa é de 70%, o que representa 14 leitos ocupados dos 20 contratados. Dos seis leitos clínicos Covid do GPACI, nenhum está ocupado.

Rede particular

Na rede particular, o Hospital Unimed possui dois leitos adultos de UTI Covid ocupados dos 15 pactuados e um leito clínico ocupado, dos 20 existentes. O único leito infantil de UTI Covid deste hospital encontra-se desocupado. O Samaritano possui três leitos clínicos Covid e um está ocupado. Já, a UTI Covid não possui leito ocupado dos três disponibilizados. Dos dois leitos de UTI Covid para crianças, nenhum está ocupado. O Hospital Evangélico não possui nenhum leito de UTI Covid ocupado dos 10 pactuados. Dos 10 leitos clínicos Covid pactuados, nenhum está ocupado. O Hospital Amhemed possui 13 leitos clínicos Covid pactuados e nenhum está ocupado. Já a UTI do mesmo hospital não possui leitos ocupados do total de sete.

Conscientização e combate à Covid-19

A Secretaria da Saúde reforça que a conscientização da população sobre as medidas preventivas de combate à Covid-19 é fundamental. Dessa forma, a pasta destaca a necessidade das pessoas continuarem usando máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento social.