Buscar no Cruzeiro

Buscar

Santa Casa

São Roque registra primeira morte por Influenza H3N2

Óbito ocorreu em 22 de dezembro e comunicado na quinta-feira (30)

31 de Dezembro de 2021 às 08:24
Da Redação [email protected]
Morte foi registrada em 22 de dezembro, na Santa Casa da cidade
Morte foi registrada em 22 de dezembro, na Santa Casa da cidade (Crédito: Emídio Marques (Arquivo JCS 28/03/2015))

São Roque, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), registrou a primeira morte por Influenza H3N2. O óbito ocorreu em 22 de dezembro e foi oficializado na quinta-feira (30), pelo Departamento de Saúde da cidade.

Em nota, a Prefeitura de São Roque, disse que a morte ocorreu na Santa Casa de Misericórdia da cidade. “Se trata do primeiro óbito provocado por esta variante no município. É importante ressaltar que São Roque e diversas cidades da região registram nas últimas semanas crescimento considerável de atendimentos a pacientes com sintomas gripais, indicando aumento na circulação do vírus”, comenta na nota.

A Prefeitura disse ainda que segue trabalhando para fortalecer a estrutura de atendimento, com a abertura da nova ala de combate à gripe na Santa Casa, contratação de médico e outras medidas importantes. “É necessário que a população cumpra as medidas de distanciamento, uso de máscaras e higiene das mãos, principalmente neste período de confraternizações de final de ano, em que acontecem mais encontros”, adverte.

Aumento de casos

Conforme informou o Cruzeiro do Sul, na quinta-feira (30), quatro municípios da Região Metropolitana de Sorocaba -- Sorocaba, Araçoiaba da Serra, São Roque e Votorantim -- enfrentam o surto atípico de influenza, em pleno verão. Com isso, as cidades ampliaram o atendimento nas unidades de saúde para atender pessoas que apresentam sintomas da infecção viral, devido a alta procura por assistência médica.

Em Sorocaba, de acordo com as informações, no último trimestre de 2019, antes da pandemia ser decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Sorocaba registrou 36 casos confirmados de influenza. Em 2020, com as medidas restritivas e sanitárias para conter o coronavírus, o número caiu para 12. Já em 2021, houve aumento de 33% na incidência casos, chegando a 16, até a data. (Da Redação)