Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vem 2022!

Simpatias para o ano-novo são levadas muito a sério por sorocabanos

É tempo de agradecimento e também de enaltecer as boas energias

31 de Dezembro de 2021 às 07:59
Jéssica Nascimento [email protected]
 Glasses of champagne in female hands on Christmas party
Simpatias para o ano-novo são levadas muito a sério. (Crédito: Deposit photos)

Depois de 365 dias, 2021 chega ao fim neste 31 de dezembro. E muitos sorocabanos já se programaram para encerrar o ano com chave de ouro. Seja em casa, viajando ou com a família, a virada de ano merece ser celebrada como forma de agradecimento por mais um ciclo que se encerra e por outro que está começando. E para que 2022 seja um ano de boas energias, vale até apostar nas simpatias na noite de réveillon.

Usar roupas brancas, comer lentilha, pular 7 ondas... A lista de simpatias para a virada de ano é grande. Mas cada pessoa escolhe uma com que se identifique para seguir como tradição. No caso da gerente financeira Luana Bueno, de 29 anos, é a escolha das cores que vai vestir na noite de réveillon. A cada ano, ela muda as cores da roupa conforme o seu objetivo para o próximo ano. Nesta virada, por exemplo, ela vai vestir branco, vermelho e laranja. “Vamos passar com a família do meu marido em uma chácara. Vou usar branco de paz, vermelho de amor e laranja de energia”.

Apesar da escolha das roupas parecer uma coisa simples, Luana acredita que as cores são simbologias, que na virada do ano se transformam em energias. “Elas representam as expectativas para a renovação de um ciclo e a fé de que tudo vai se realizar”. E, segundo ela, essa tradição tem funcionado. “Nos últimos anos, estávamos para casar, comprando carro, casa, festa de casamento, o foco era no amarelo. E deu certo, tudo se ajeitou”, comemora ao dizer que na noite de réveillon não pode faltar roupas brancas e pessoas queridas vibrando coisas boas para o próximo ano.

A empresária Silvana Aparecida Rodrigues Bueno, de 50 anos, também já preparou tudo para passar a virada de ano com a família. Em todos os anos, é ela quem prepara as comidas da ceia. “Eu faço as carnes, que só podem ser de espécies que caminham para frente. Frango, que cisca para trás, eu não compro, não faço e ninguém come na ceia. E também faço a lentilha, que como diz a lenda tem que comer em cima de um banquinho”, conta sorrindo. Além disso, Silvana diz que na noite de réveillon não pode faltar uma roupa e uma lingerie nova, principalmente nas cores branco e amarelo. “Se tudo isso deu certo, não sei. Mas se não deu errado, eu continuo fazendo”, aposta.

Já a assessora de imprensa Cleusa Machado Farah, de 59 anos, aposta na meditação. “Antes das festas, faço uma meditação profunda para me conectar com o divino e assim ficar bem para começar um novo ano em paz. Reflito sobre tudo o que passou para melhorar no próximo ano”, destaca. Mas Cleusa também não deixa de lado outras simpatias, como usar roupas brancas e lingerie nova. “Se estou na praia, sempre pulo as sete ondas. Isso não vai mudar a minha vida, mas tenho esse costume”.

Por conta da pandemia, mais uma vez Cleusa vai deixar a tradição das sete ondas de lado. “Para evitar aglomeração, vamos passar na casa do meu irmão. Só a família, com ceia, champanhe para brindar, um docinho e muito karaokê, que a gente gosta”, conta ao dizer que a noite de réveillon será com leveza e seriedade. Na virada, a assessora também vai apostar em outras simpatias, como faz todo ano por ser casada com um árabe. “Acabo seguindo as tradições de comer lentilha e romã. Em hipótese alguma podemos comer aves, porque elas ciscam para trás. Não sei se isso funciona, mas sou feliz com tudo que tem acontecido em minha vida”.

A terapeuta holística Cristiane Oliveira, de 46 anos, costuma sempre usar amarelo e dourado na virada de ano, cores que trazem prosperidade, sempre com uma peça preta, que representa o banimento de más energias. Já para o jantar, na casa da terapeuta nunca pode faltar lentilha. “É um prato que traz muita prosperidade”. Além disso, hoje, na véspera do ano-novo, ela costuma fazer banhos de ervas para purificação e prosperidade. “Os banhos são rituais importantes que faço há alguns anos e que me trazem grandes resultados”.

Além de seguir as simpatias, Cristiane também ensina seus pacientes a fazer cada uma delas. Os mais procurados são os banhos. Para 2022, sua sugestão é um banho de prosperidade, que traz folhas de louro, sementes de anis estrelado, canela em pau, semente de girassol, cinco pitadas de açúcar, alfazema e alecrim. “É só fazer uma infusão, deixar esfriar e tomar um banho da cabeça aos pés”, recomenda.