Buscar no Cruzeiro

Buscar

Crise hídrica

Chuvas dos últimos dias não mudaram nível de Itupararanga

Hoje, a partir das 10h, autoridades irão fazer uma vistoria na represa

30 de Dezembro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Ontem (29), o nível da represa de Itupararanga era de 817,19 msnm, com 19,28% de volume útil.
Ontem (29), o nível da represa de Itupararanga era de 817,19 msnm, com 19,28% de volume útil. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (14/12/2021))

 

As chuvas dos últimos dias na região de Sorocaba não interferiram no volume útil da represa de Itupararanga. Segundo a Votorantim Energia, responsável pela gestão do reservatório, ontem (29) o nível estava em 817,19 msnm (altitude acima do nível do mar) e com 19,28% de seu volume útil.

Hoje (30), o Ministério Público, a Prefeitura de Sorocaba, a Polícia Ambiental e representantes da Votorantim Energia farão uma vistoria no local, a partir das 10h, para analisar a situação da represa de Itupararanga, que vive sua pior seca dos últimos 96 anos. A vistoria deverá ser feita de barco e também por meio de um voo.

Conforme anunciou recentemente a Prefeitura de Sorocaba, no próximo dia 12 de janeiro, uma reunião no sexto andar do Paço Municipal, com os integrantes das discussões sobre a crise hídrica que afeta Sorocaba e região, deverá decidir sobre o início ou não do racionamento de água na cidade. Alguns municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) já estão há meses com sistema de rodízio por conta da estiagem prolongada.

Na semana passada, a Defesa Civil estadual divulgou alerta de chuva forte para algumas regiões do Estado, incluindo Sorocaba. Conforme o alerta do órgão estadual, a previsão era de chuva de até 40 mm no período de 22 a 23 de dezembro.

Ontem, novamente a Defesa Civil estadual divulgou alerta de chuvas fortes para mais regiões do Estado, incluindo novamente Sorocaba com previsão entre 100 a 120 mm, no período de 29 a 2 de janeiro. Além disso, há ainda previsão de raios e ventos.

Caso a previsão se confirme e a chuva realmente seja mais volumosa, e por mais de um dia, poderá contribuir com a melhora da quantidade de água no reservatório de Itupararanga, o que ainda não ocorreu com o início do verão, que é a estação mais chuvosa do ano.

No último dia 21 de dezembro, o volume útil da represa era de 19,72%, um pouco melhor do que o índice registrado ontem. Já no dia 15 deste mês, o volume de água caiu para 19,03%. E um dia antes (14), atingiu a marca mais baixa de 2021: 18,96%. Já no dia 12 deste mês o índice era de 19,72%. E no início do mês passado, o reservatório estava com 21,93% de seu volume útil.

Mananciais de Sorocaba

Questionado pelo Cruzeiro do Sul, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) informou que o nível do Sistema Castelinho/Ferraz estava ontem em 60%, enquanto que Ipaneminha estava em 35%. A Defesa Civil, por sua vez, informou que entre os dias 26 e 28 deste mês choveu, em Sorocaba, um acumulado de 29mm. (Ana Cláudia Martins)