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Transporte

Passageiros reclamam do transporte público de Votorantim

A demora dos coletivos é uma das principais queixas relatadas pelos usuários

28 de Dezembro de 2021 às 17:19
Wilma Antunes [email protected]
Terminal de ônibus de Votorantim.
Terminal de ônibus de Votorantim. (Crédito: Fábio Rogério )

Alguns usuários do transporte público de Votorantim estão descontentes com o serviço prestado pelo grupo São João, empresa responsável pelo setor no município. Entre as queixas, a falta de ônibus é a que mais incomoda os passageiros. Há quem diga que está ficando “sem dinheiro” de tanto pedir carro de aplicativo, na falta de coletivos, após um longo dia de trabalho. Por outro lado, a São João diz que não houve qualquer diminuição no número de veículos e nem de motoristas. Inclusive, destacou em nota enviada ao Cruzeiro do Sul que, no mês de dezembro, aumentou a oferta para atender à demanda atual.

“Estamos jogados à própria sorte”, é assim que o vigilante Edson Ribeiro, de 39 anos, se sente a respeito do transporte coletivo da cidade. Ele contou à reportagem que o número de veículos que circulam pelas ruas de Votorantim parecem ter diminuído. Isso porque, por volta das 19h, de segunda a sexta-feira, os ônibus estaria praticamente escassos. Ribeiro também afirma que, aos sábados e domingos, conseguir tomar um ônibus é quase uma “missão impossível”, pois o serviço deixaria de ser disponibilizado a partir das 14h.

“O transporte está praticamente falido, o terminal está cada vez mais vazio. Agora, é só de horas em horas, tiraram vários de linha [ônibus]. Além de ser caro, é horrível. E antes tinha normal, sempre usei. Eu estou indo trabalhar de Uber, que também está caro demais. Logo não poderei ir trabalhar, pois estou ficando sem dinheiro”, diz o vigilante, inconformado com a qualidade do serviço.

O grupo São João informou que o planejamento para prevenir eventuais transtornos é feito constantemente. A empresa diz contabilizar, todos os dias, o quantitativo de passageiros transportados nas mais diversas linhas e, caso seja identificada a lotação próximo ou acima do limite da capacidade dos veículos, mais ônibus são concedidos para atender a necessidade de aumento na oferta de transporte.

Já a demora dos ônibus foi relativizada pela companhia. “Se um passageiro chegar ao ponto logo após o ônibus ter passado, naturalmente o tempo de espera pelo próximo veículo será maior, mas isso não quer dizer obrigatoriamente que há demora. Os horários são baseados nas demandas (procura por transporte) e, por meio desses dados, estabelecemos o intervalo de horários nas linhas”, destaca.

Os horários dos coletivos podem ser consultados nos murais do terminal ou pelo site www.gruposaojoao.com.br. A instituição também ressaltou que seu departamento jurídico ingressou, no dia 2 de dezembro, com recurso (agravo de instrumento) junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) a fim de anular a liminar, concedida pela 2ª Vara Cível da Comarca de Votorantim à Prefeitura de Votorantim, que obriga a empresa a seguir operando o transporte público do município pelo prazo de até dois anos.

Questionada sobre a situação, a Prefeitura de Votorantim não se manifestou até o fechamento desta matéria.