Buscar no Cruzeiro

Buscar

Balanço

Em um ano, 14º Baep deteve 270 pessoas na região de Sorocaba

Criada em dezembro de 2020, a unidade também já apreendeu 300 quilos de entorpecentes

25 de Dezembro de 2021 às 16:18
Cruzeiro do Sul [email protected]
Em um ano, 14º Baep deteve mais de 270 pessoas
Em um ano, 14º Baep deteve mais de 270 pessoas (Crédito: Divulgação / SSP-SP)

O 14º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) completa em dezembro um ano de atividade atendendo à população de Sorocaba e região. Nesse período, a equipe que compõe o batalhão deteve mais de 270 pessoas, apreendeu aproximadamente 300 quilos de entorpecentes, além de 30 armas.

A unidade especializada, sediada na rua General Mena Barreto, Vila São Caetano, opera de forma semelhante aos padrões do patrulhamento de Choque na área do Comando de Policiamento do Interior 7 (CPI-7), responsável pelos 79 municípios que cobrem a região. Os policiais realizam operações especiais, como ações táticas de policiamento preventivo e ostensivo e de controle de distúrbios civis, além do policiamento com cães.

“Os cachorros têm se tornado grandes parceiros do efetivo da PM do Estado de São Paulo há mais de 60 anos. Eles são utilizados como uma ferramenta de menor potencial ofensivo, em ocorrências em que o policial precisa usar a força física, e no apoio em ocorrências que o policial não conseguiria localizar entorpecentes ou explosivos a olho nu, já que possuem muita agilidade em detecção e excelência em dissuasão e contenção”, declara a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-SP).

Baeps no Estado

O Baep de Sorocaba é o nono criado pela atual gestão. Também há duas unidades na Capital, duas na Grande São Paulo, além das cidades de São José dos Campos, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Santos, Presidente Prudente, Piracicaba e Araçatuba. Até 2018, eram apenas cinco Baeps em todo o estado. (Da Redação, com informações da Secretária da Segurança Pública do Estado). 

.

Galeria

Confira a galeria de fotos