Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Romaria de Aparecidinha volta a ser realizada na cidade

Após três edições canceladas por conta da pandemia, romaria volta com protocolos preventivos contra a Covid-19

23 de Dezembro de 2021 às 11:48
Ana Claudia Martins [email protected]
A última Romaria de Aparecidinha foi realizada em 1º de janeiro de 2020.
A última Romaria de Aparecidinha foi realizada em 1º de janeiro de 2020. (Crédito: Fábio Rogério )

Após ter três edições canceladas por conta da pandemia da Covid-19, o Arcebispo de Sorocaba, Dom Julio Endi Akamine, divulgou na última terça-feira (21), que a 123ª Romaria de Aparecidinha será realizada no 1º de janeiro de 2022. A tradicional romaria, considerada a mais antiga da cidade, irá ocorrer seguindo os protocolos preventivos contra o coronavírus, como uso de máscara durante e evitando aglomerações.

A Arquidiocese de Sorocaba recomenda ainda que os fiéis use a máscara durante todo o tempo de participação na romaria e a substitua com frequência. Além disso, as pessoas devem evitar aglomeração e se tiver sintomas ou se não estiverem imunizados contra a Covid-19, não é recomendado que participem.

“Para que possamos elevar a Deus um digno louvor e honrar Nossa Senhora Aparecida, cada um deve assumir alguns compromissos concretos”, afirma Dom Julio.

A 123ª Romaria de Aparecidinha começará às 5h no Santuário Novo de Aparecidinha, com uma missa de abertura. Em seguida, os fiéis sairão em romaria, passando por várias ruas da cidade, até chegar na Catedral Metropolitana de Sorocaba, no Centro, onde ocorrerá uma missa de conclusão, por volta das 11h.

Tradicionalmente, todo 1º de janeiro, a imagem da santa padroeira do Brasil é levada do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no bairro de Aparecidinha, até a Catedral Metropolitana de Sorocaba, na praça Coronel Fernando Prestes. Todo o caminho é acompanhado por milhares de fiéis que, em um ato de fé, agradecem pelas graças alcançadas e renovam seus pedidos.

Segundo a Arquidiocese de Sorocaba, a procissão tem uma extensão aproximada de 12 quilômetros e uma duração de mais ou menos cinco horas. “Por isso, além do rosário, leve o necessário para sua segurança: roupas e calçados leves, alimento e água, filtro solar e capa de chuva, máscaras, álcool em gel, etc”, orienta.

“A Romaria não é uma passeata nem mera caminhada. É um ato de louvor motivado pela fé em Deus e pela devoção à Nossa Senhora. Reze individualmente ou em grupo o Santo Rosário. Teremos um serviço de som, mas ele não atinge toda a extensão da Romaria, por isso procure participar devota e atentamente da Romaria com a oração”, ressalta Dom Julio.

Demais orientações

Conforme a Arquidiocese de Sorocaba, os fiéis devem evitar sujar as ruas que fazem parte do itinerário da romaria. Por isso, os participantes devem ter cuidado com o descarte de máscaras usadas. A orientação é para que as mesmas sejam levadas com o fiel para que ele faça o descarte correto após a romaria.

“Os católicos são gente ordeira e bons cidadãos, por isso, além de demonstrar publicamente a nossa fé, manifestemos também nossa responsabilidade social e civil”, destaca Dom Julio.

Atendendo ao pedido da Prefeitura de Sorocaba e também ao apelo de várias pessoas que se incomodam com o estouro de fogos de artifício, a Arquidiocese de Sorocaba pede que as pessoas não soltem rojões durante a romaria.

“Mesmo que outras manifestações incomodem muito mais, desejamos que, de nossa romaria, o que mais se ouça sejam as nossas orações e cantos”, aponta Dom Julio.

Romaria é tradição em Sorocaba

Segundo pesquisadores, a tradicional romaria remonta ao final do século retrasado, sendo que em 1899, como voto religioso realizado durante um surto de febre amarela, que matou centenas de pessoas na cidade. O então pároco monsenhor João Soares estipulou a realização anual das romarias, duas vezes por ano: após 1º de janeiro, a imagem retorna da Catedral Metropolitana para a capela de sua origem no segundo domingo de julho. (Da Redação)