Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tempo

Semana de Natal terá calor e chuva na região de Sorocaba

A chegada do verão é marcada por calor intenso e quedas bruscas na temperatura

20 de Dezembro de 2021 às 19:34
Wilma Antunes [email protected]
Crédito da foto: Fábio Rogério (14/9/2020)
Semana de Natal terá calor e chuva na região de Sorocaba (Crédito: Crédito da foto: Fábio Rogério (14/9/2020))

A semana do Natal chegou e trouxe a estação mais quente do ano como companhia. Desta vez, o verão terá menos chuvas, menos umidade no ar e quedas bruscas na temperatura, segundo informações da empresa de meteorologia Climatempo. Quem incluiu piscina, cachoeira ou praia na programação de fim de ano já pode preparar o protetor solar e o guarda-sol, porque a previsão é de calor intenso na região de Sorocaba.

O verão começa nesta terça-feira (21), às 12h59, com influência do fenômeno La Niña. Isso significa que na porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial, na altura da costa do Peru e Equador, a água vai estar mais fria que o normal. Embora isso aconteça do outro lado da América do Sul, reflete também na circulação de ventos e na pressão do ar do Brasil.

O La Niña terá atuação na chuva e na temperatura durante toda a estação. Além disso, o fenômeno também deixa a atmosfera mais seca e com menos umidade no ar, o que dificulta a formação das grandes nuvens que provocam chuvas. As frentes frias que atingirão o Estado de São Paulo não deixarão que o calorão persista por muitos dias consecutivos.

Previsão

A previsão meteorológica indica que a terça-feira (21) será ensolarada, mesmo com a presença de algumas nuvens no céu. A temperatura máxima pode chegar aos 31°C, já a mínima é 17°C. Os níveis da umidade relativa do ar ficam entre 40% e 90%, um pouco abaixo dos padrões considerados ideais para a saúde humana.

Na quarta-feira (22), a temperatura se eleva ligeiramente e há possibilidade de pancadas de chuva no período da tarde e à noite, o acumulado de água previsto é de 20 milímetros. Os termômetros marcam máxima de 32°C, e mínima de 19°C. A umidade do ar também sobe e fica entre 40% e 100%.

A quinta-feira (23) continua chuvosa e terá mudança brusca de temperatura. A máxima é de 25°C - sete graus a menos que o dia anterior -, e mínima de 19°C. Chove de madrugada e de manhã, mas, à noite o tempo fica firme. A qualidade do ar aumenta para 50% e 90%, já o acumulado de chuva é de 10 milímetros.

Na sexta-feira (24), véspera de feriado, o sol nasce em céu nublado e clima ameno. A temperatura máxima pode chegar aos 26°C, e a mínima aos 17°C. A umidade do ar fica segue com níveis entre 50% e 90%.

O nível dos termômetros voltam a subir no sábado (25) de Natal, com máxima de 29°C e mínima de 15°C. O dia será ensolarado e algumas nuvens enfeitam o céu. A qualidade do ar cai significamente e fica entre 32% e 87%.