Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Grades não conseguem ‘segurar’ carros

Semob diz que gradis metálicos foram projetados para orientar e dar segurança aos pedestres

17 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Nos últimos dois meses, dois carros caíram no rio Sorocaba e no córrego Supiriri.
Nos últimos dois meses, dois carros caíram no rio Sorocaba e no córrego Supiriri. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Os gradis metálicos existentes nas pontes de Sorocaba não impedem que veículos acabem caindo em rios ou córregos da cidade. Recentemente, houve duas ocorrências onde os veículos acabaram caindo no Rio Sorocaba e no córrego Supiriri após acidente de trânsito. Nos dois casos, as grades não evitaram as quedas dos veículos. Estruturas de concreto seriam mais adequadas para a situação.

Questionada a respeito, a Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob), da Prefeitura de Sorocaba, informa que existem diferentes dispositivos para finalidades também distintas. “Os gradis metálicos desempenham uma dupla função em praças, viadutos e vias, sendo, tanto um elemento de identidade visual, como de apoio e segurança, com o objetivo de orientar e impedir pedestres de atravessarem as vias em locais indevidos”, informa a pasta.

Já em relação às defensas metálicas, a Semob informa que elas são utilizadas em alguns pontos específicos -- como curvas acentuadas -- por exemplo, são feitas em material apropriado e foram objeto de sucessivos estudos e de testes em campos de prova até chegarem aos modelos atuais. “Estas atuam na contenção de veículos desgovernados, por exemplo, que tendem a atravessar os canteiros centrais ou saírem pelas laterais de vias e estradas”, ressalta a Semob.

No dia 12 de outubro deste ano, o Corpo de Bombeiros de Sorocaba socorreu uma mulher depois que ela perdeu o controle do carro que dirigia e caiu no Rio Sorocaba, próximo à ponte Francisco Dellosso, no final da rua XV de Novembro.

A mulher conduzia um Nissan March cinza, pela ponte Francisco Delosso, quando, então, o carro subiu a calçada e caiu do alto da ponte no leito do rio, parando com as rodas para o alto. Parte da defensa metálica da ponte também despencou com a pancada.

Já no dia 11 deste mês, um veículo caiu no córrego Supiriri na avenida Dom Aguirre. Uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) que passava pelos arredores constatou a ocorrência e acionou agentes de trânsito.

A Semob entende que a situação de acidentes, como os relatados na reportagem, não estão relacionados diretamente a um ou outro dispositivo “e, sim, aos trabalhos constantes realizados pela Semob e pela Urbes - Trânsito e Transportes no sentido da conscientização de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, para evitar e combater acidentes de trânsito.”

Segundo a pasta, Somente em 2021, mais de 85 mil moradores já foram impactados nessas iniciativas de educação para o trânsito. “O comportamento de cada um dos agentes que compõem o trânsito é essencial para se evitar qualquer tipo de acidente”, aponta a secretaria municipal. (Da Redação)