Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cidades

Motoristas de Salto entram em greve

16 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Henrique Oliveira / Ônibus Brasil)

Os motoristas do transporte municipal de Salto, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), entraram em greve na última terça-feira (14) e operam com apenas 30% da frota, em sete linhas. O motivo da paralisação, segundo o sindicato da categoria, é o parcelamento do 13º salário, a falta de reajuste nos vencimentos e no vale-alimentação, o não pagamento de diária de cobrança de passagem para cada dia trabalhado, além da falta de compensação do banco de horas.

A Auto Ônibus Nardelli, empresa responsável pelo transporte público da cidade, protocolou ainda na segunda-feira um documento com esclarecimentos a respeito da greve, no qual afirma que participou da licitação em 2018 e ganhou a concorrência, com todos os requisitos previstos. O edital preparado pelo Executivo previa o número de passageiros pagantes e a garantia de que a empresa operadora teria os custos cobertos para transportar os cidadãos e manter o serviço contínuo.

No entanto, a empresa considera que a prefeitura não realizou os reajustes anuais das tarifas e não atendeu aos pedidos de reequilíbrio de preços tarifários. A empresa ainda destaca que alertou a administração municipal sobre os prejuízos causados e os riscos ao transporte público, em especial com o agravamento da pandemia, que reduziu o volume de passageiros para 30% do previsto em edital. (Da Redação)