Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Vacinação contra a Covid-19 segue em 35 pontos da cidade

15 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Imunização disponível inclui a terceira dose ou dose de reforço.
Imunização disponível inclui a terceira dose ou dose de reforço. (Crédito: PEDRO PARDO / AFP)

As vacinas contra a Covid-19, incluindo a terceira dose ou dose de reforço, seguem sendo aplicadas em Sorocaba de segunda a sexta-feira nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e nos shoppings Iguatemi Esplanada e Cidade Sorocaba.

O munícipe pode escolher o dia de sua preferência (segunda a sexta) para tomar a terceira dose da vacina. Nas UBSs, a imunização continua correndo das 9h às 12h para pessoas nascidas entre janeiro e junho e das 12h às 15h para os nascidos entre julho e dezembro.

A terceira dose é aplicada em adultos (a partir de 18 anos) e idosos que tomaram a segunda aplicação (Coronavac/Butantan, Astrazeneca/Oxford ou Pfizer), pelo menos, 122 dias (4 meses) atrás, ou 28 dias atrás para pacientes imunossuprimidos (pessoas a partir de 18 anos, com doença autoimune ou que usam medicamentos que baixam a imunidade).

É obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto e do comprovante de aplicação das doses anteriores (primeira, segunda ou dose única). Além disso, o vacinado deverá saber informar o número do seu CPF ou portar o documento, além de um comprovante de residência.

Da mesma forma, continua, em todas as UBSs, a arrecadação de alimentos não perecíveis para a campanha organizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS).

Calendário da vacina

Hoje tem primeira dose para população a partir de 18 anos que ainda não foi imunizada; segunda dose da Astrazeneca/Oxford para adultos (a partir de 18 anos) e idosos que tomaram a primeira aplicação, pelo menos, 56 dias (8 semanas) atrás; terceira dose para adultos (a partir de 18 anos) e idosos que tomaram a segunda aplicação (Coronavac/Butantan, Astrazeneca/Oxford ou Pfizer), pelo menos, 122 dias (4 meses) atrás ou 28 dias atrás para pacientes imunossuprimidos.

Amanhã, haverá a primeira dose para população a partir de 18 anos que ainda não foi imunizada; segunda dose da Astrazeneca/Oxford para adultos (a partir de 18 anos) e idosos que tomaram a primeira aplicação, pelo menos, 56 dias (8 semanas) atrás; terceira dose para adultos (a partir de 18 anos) e idosos que tomaram a segunda aplicação (Coronavac/Butantan, Astrazeneca/Oxford ou Pfizer), pelo menos, 122 dias (4 meses) atrás ou 28 dias atrás para pacientes imunossuprimidos.

Na sexta-feira, haverá a primeira dose para população a partir de 12 anos que ainda não foi imunizada; segunda dose da Pfizer para adolescentes (a partir de 12 anos), adultos e idosos que tomaram a primeira aplicação, pelo menos, 21 dias (3 semanas) atrás; terceira dose para adultos (18 anos ou mais) e idosos que tomaram a segunda aplicação (Coronavac/Butantan, Astrazeneca/Oxford ou Pfizer), pelo menos, 122 dias (4 meses) atrás ou 28 dias atrás para pacientes imunossuprimidos; dose de reforço para adultos (a partir de 18 anos) que tomaram Janssen, pelo menos, 61 dias atrás (dois meses).

Nos shoppings

Além das UBSs, Sorocaba passou a contar com mais dois novos pontos fixos de imunização: Shopping Iguatemi Esplanada, na Ala Norte, próximo à loja Maravilhas do Lar, e no Shopping Cidade Sorocaba, no piso G2 do estacionamento. Ambos funcionam das 14h às 20h, de segunda a sexta-feira. Os pontos de vacinação nos dois shoppings seguem as mesmas exigências e calendário de vacinação e aplicação das doses contra a Covid-19 praticadas nas UBSs.

Números locais

Da mesmo forma que ocorreu no sábado e na segunda-feira, os dados do Boletim Covid de ontem (14) não puderam ser atualizados, em razão de falha técnica no sistema do Ministério da Saúde. Os números totais de sexta-feira (10) são: 83.757 recuperados; 86.635 confirmados com a doença; 2.862 óbitos e 176.210 casos descartados. A taxa de letalidade no município é de 3,2%, abaixo da taxa estadual, que é de 3,5%, e acima da taxa nacional, que se encontra em 2,8%. O número de óbitos (diário e acumulado) da cidade está atualizado. Sorocaba não teve notificação de novos óbitos confirmados da Covid-19 ontem. (Da Redação)