Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

Janssen será fornecida em ponto de vacinação na praça Lecy de Campos

Imunizante será fornecido somente às pessoas que receberam a Janssen há mais de 61 dias

13 de Dezembro de 2021 às 16:52
Cruzeiro do Sul [email protected]
Organização Mundial da Saúde (OMS) inclui vacina Janssen na lista de 'seguras e eficazes'. Crédito da foto: Kamil Krzaczynski/AFP
Organização Mundial da Saúde (OMS) inclui vacina Janssen na lista de 'seguras e eficazes'. Crédito da foto: Kamil Krzaczynski/AFP (Crédito: Organização Mundial da Saúde (OMS) inclui vacina Janssen na lista de 'seguras e eficazes'. Crédito da foto: Kamil Krzaczynski/AFP)

A praça Lecy de Campos será usada nesta terça-feira (14) como um ponto de vacinação contra Covid-19, exclusivo para a aplicação da dose adicional. O imunizante será fornecido somente às pessoas que receberam a Janssen há mais de 61 dias.

O trabalho será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, das 16h às 20h, em um ônibus cedido pela Universidade Brasil. Serão disponibilizadas 245 doses da Janssen para reforço das pessoas que receberam a mesma vacina como dose única.

Os profissionais da saúde farão a distribuição de senhas no ponto de vacinação. O objetivo é organizar o fluxo e atender as pessoas de acordo com o número disponível de doses.

O votorantinense que já recebeu a dose adicional da Pfizer não será vacinado novamente. A Secretaria Municipal de Saúde pretende distribuir, na próxima terça-feira (dia 21 de dezembro), mais 250 doses da Janssen à população.

Doses

A vacinação contra Covid-19 não será focada nesta terça-feira somente na praça Lecy de Campos. Outras dez unidades de saúde vão aplicar a primeira, a segunda e a dose adicional.

O trabalho será feito em votorantinenses, desde que seja obedecido o intervalo entre as doses de cada imunizante. Não é preciso fazer agendamento.

Os jovens entre 12 e 17 anos de idade deverão estar acompanhados por um responsável ou apresentar o termo de consentimento assinado. Essa orientação vale tanto para o recebimento da primeira quanto para a segunda dose.

A Secretaria de Saúde ressalta a importância da população completar o ciclo vacinal e tomar a dose de reforço. Há o risco da chegada de uma terceira onda do coronavírus ao País. Para evitar o aumento de casos e de mortes, os votorantinenses precisam buscar a vacina.

Locais de vacinação

Além da praça Lecy de Campos, as vacinas serão fornecidas nesta terça-feira na Vila Nova, bairro Cristal e Bela Vista, das 8h às 15h, com entrega de senhas até as 14h. Nas unidades Vila Garcia, Clarice, Barra Funda e Serrano, a vacinação acontecerá entre 8h e 12h. No Novo Mundo, Green Valley e Tatiana, a aplicação ocorrerá das 9h às 12h.

Documentos necessários

A pessoa precisa comparecer à unidade de saúde ou à praça Lecy de Campos com documento de identidade com número de CPF. É necessário ainda o comprovante de residência em Votorantim, a carteira de vacinação (para segunda dose e dose de reforço).

Confira como será a vacinação nesta terça-feira (dia 14 de dezembro) em Votorantim:

Primeira dose: Para as pessoas com 12 anos ou mais de idade. Livre demanda, sem a necessidade de agendamento.

Segunda dose da AstraZeneca / Fiocruz - 8 semanas: Para as pessoas vacinadas com a AstraZeneca / Fiocruz, as quais receberam a primeira dose há 56 dias ou mais. Livre demanda, sem a necessidade de agendamento.

Segunda dose da Pfizer - 8 semanas: Para as pessoas com 12 a 17 anos de idade, as quais receberam a primeira dose há 56 dias ou mais. Livre demanda, sem a necessidade de agendamento.

Segunda dose da Pfizer - 21 dias: Para as pessoas com 18 anos ou mais, as quais receberam a primeira dose há 21 dias ou mais. Livre demanda, sem a necessidade de agendamento.

Dose adicional

1 - Quatro meses após a segunda dose: para as pessoas com 18 anos ou mais de idade, as quais foram vacinadas com a Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer há 122 dias ou mais.

2 - Dois meses após a dose única: para as pessoas com 18 anos ou mais, as quais foram vacinadas com a Janssen há 61 dias ou mais.

3 - 28 dias após a segunda dose: para as pessoas com alto grau de imunossupressão, com 18 anos ou mais de idade. É preciso fornecer cópia de laudo, declaração ou prescrição médica que comprove um dos critérios contemplados. Caso as duas primeiras doses já tenham sido administradas devido à mesma condição de saúde, não será necessário apresentar a documentação novamente. Independente da vacina recebida.

4 - Até o presente momento não existem recomendações para dose adicional em pessoas de 12 a 17 anos.

Coronavac: Disponível nas unidades Bela Vista, Vila Nova, Serrano e Tatiana, a partir das 8 horas, até o encerramento das doses disponíveis. (Secom Votorantim)