Buscar no Cruzeiro

Buscar

Problema técnico

Falha em sistema impede atualização de números da Covid em Sorocaba

Prefeitura de Sorocaba atualiza apenas as taxas de ocupação hospitalar em boletim deste domingo

12 de Dezembro de 2021 às 19:42
Da Redação [email protected]
Com a decisão, o uso de máscara continuará obrigatório em todo o Estado de São Paulo
Secretaria da Saúde (SES) reforça que é preciso que as pessoas continuem usando máscara (Crédito: AGÊNCIA BRASÍLIA)

Uma falha técnica no sistema do Ministério da Saúde impediu a atualização dos números de casos da Covid-19 em Sorocaba neste domingo (12). Os últimos dados divulgados pela Prefeitura de Sorocaba são de sexta-feira (10), quando haviam 83.757 recuperados, 86.635 confirmados com a doença, 2.859 óbitos e 176.210 casos descartados em Sorocaba.

Na data, a taxa de letalidade no município era de 3,2%, abaixo da taxa estadual, que era de 3,5%, e acima da taxa nacional, que se encontrava em 2,8%. As únicas atualizações do boletim epidemiológico deste domingo (12) são das taxas de ocupação hospitalar. 

Taxa de ocupação dos leitos Covid

No censo diário de leitos da Covid-19 deste domingo (12), no Hospital Estadual Adib Jatene, os 10 leitos de UTI Covid (Unidade de Terapia Intensiva) encontram-se 30% ocupados. Outro hospital de esfera estadual, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), possui cinco leitos de UTI Covid ocupados, dos 10 disponibilizados. O único leito de UTI infantil Covid está sem paciente.

Dos hospitais contratualizados pela Prefeitura de Sorocaba para oferecer leitos Covid, a Santa Casa está com 90% de ocupação nos leitos clínicos Covid. Ou seja, dos 10 existentes, nove possuem pacientes. A ocupação de UTI Covid da Santa Casa é de 25%, o que representa cinco leitos ocupados dos 20 contratados. Dos seis leitos clínicos Covid do GPACI, nenhum está ocupado.

Na rede particular, o Hospital Unimed possui um leito adulto de UTI Covid ocupado dos 15 pactuados e não possui leito clínico ocupado, dos 20 existentes. O único leito infantil de UTI Covid deste hospital encontra-se desocupado. O Samaritano possui três leitos clínicos Covid e nenhum está ocupado. Já, a UTI Covid não possui leitos ocupados, dos três disponibilizados. Dos dois leitos de UTI Covid para crianças, nenhum está ocupado. O Hospital Evangélico não possui leitos de UTI Covid ocupados, dos 10 pactuados. Dos 10 leitos clínicos Covid pactuados, nenhum está ocupado. O Hospital Amhemed possui 13 leitos clínicos Covid pactuados e nenhum está ocupado. A UTI do mesmo hospital não possui leitos ocupados, do total de sete.

Conscientização e combate à Covid-19

A Secretaria da Saúde (SES) reforça que é preciso que as pessoas continuem usando máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento social. A conscientização da população sobre as medidas preventivas de combate à Covid-19 é fundamental.