Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Médico oncologista Gilson Luchesi Delgado morre aos 74 anos

O médico foi um dos fundadores do Instituto de Oncologia de Sorocaba (IOS)

12 de Dezembro de 2021 às 18:04
Jéssica Nascimento [email protected]
ONCOLOGISTA GILSON DELGADO FALECEU AOS 74 ANOS
ONCOLOGISTA GILSON DELGADO FALECEU AOS 74 ANOS (Crédito: Divulgação)

O médico oncologista Gilson Luchesi Delgado faleceu neste domingo (12) em Sorocaba, aos 74 anos, vítima de um câncer de pulmão. Dr Gilson, como era conhecido, estava internado em um hospital particular da cidade, onde morreu por volta das 15h.

Profissional reconhecido, Delgado iniciou sua vida acadêmica em 1975 e desde então se dedicou e auxiliou no desenvolvimento dos cuidados paliativos em oncologia no Brasil. Delgado foi fundador da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, fundador da Sociedade Paulista de Oncologia Clínica e membro titular de várias sociedades internacionais na especialidade.

Na cidade, o médico era diretor-fundador do Instituto de Oncologia de Sorocaba (IOS), um centro de referência em estudos, pesquisas e tratamentos oncológicos. Envolvido em causas sociais, o sorocabano também fundou a Associação Beneficente Oncológica de Sorocaba, que já acolheu mais de 11.000 pacientes carentes em tratamento oncológico.

E como forma de compartilhar todo o conhecimento adquirido ao longo da trajetória profissional, o oncologista atuou por muitos anos como professor titular da Faculdade de Medicina de Sorocaba (PUC-SP), onde se formou em Medicina em 1972.

Homenagem

Um profissional querido por todos, Delgado deixa esposa, filhos e netos. Amigos, familiares e colegas de trabalho lamentam sua partida e fazem homenagens ao médico.

Um deles é o padre Flávio Jorge Miguel Júnior, gestor e presidente do Conselho de Administração da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, onde Gilson Delgado atuava na área de oncologia clínica.

"Com profundo pesar a Santa Casa de Misericórdia presta seu tributo ao grande médico Dr. Gilson Delgado, do Instituto de Oncologia de Sorocaba, que acaba de partiu para a pátria celeste. Nos unimos em oração a família neste momento de dor, bem como a toda equipe do Instituto de Oncologia de Sorocaba. Descanse em paz querido amigo e irmão".

Velório

De acordo com a família, o corpo será velado na segunda-feira (13), das 9h às 13h, no Cemitério Pax.

 

Galeria

Confira a galeria de fotos