Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Segundo bebê vacinado contra Covid-19 por engano recebe alta

Liz, de apenas 2 meses, saiu do hospital no início da tarde deste sábado (11)

11 de Dezembro de 2021 às 13:13
Wilma Antunes [email protected]
Liz, de 2 meses, já está em casa, após dias internada
Liz, de 2 meses, já está em casa, após dias internada (Crédito: Cortesia/ Ana Cláudia Mugnos-Riello)

A pequena Liz, de apenas 2 meses, recebeu alta médica no início da tarde deste sábado (11). A bebê estava internada desde o dia 2 de dezembro, no Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), após ter recebido uma dose da vacina contra a Covid-19 da Pfizer, por engano, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Sorocaba. A alta foi confirmada ao Cruzeiro do Sul pela mãe da menina.

A criança teve uma forte reação ao imunizante, tendo apresentado sintomas agudos como febre de 39 graus, tremores nos globos oculares, vômito, irritabilidade e crises de convulsão. A mãe, Ana Cláudia Mugnos-Riello, de 32 anos, disse que, apesar da alta, a filha ainda terá de retornar ao hospital para realizar alguns exames. "A Liz já recebeu alta, mas ainda precisa passar no neurologista, cardiologista e agendar uma consulta com o hematologista para analisar o sangue dela. Esses exames demoram um pouco para sair o resultado", informa Ana. 

O outro bebê imunizado erroneamente, Miguel, de 4 meses, teve alta na tarde de sexta-feira (10), após oito dias internado no Gpaci. Assim como Liz, ele tomou a vacina em 1º de dezembro, na mesma UBS. O menino também apresentou fortes efeitos colaterais causados pelo imunizante da Pfizer. 

Os dois bebês deveriam ter recebido, na verdade, a vacina pentavalente, que previne contra tétano, hepatite B, coqueluche, difteria e meningite tipo B. Porém, no momento da aplicação, uma técnica de enfermagem pegou os frascos errados e aplicou doses contra a Covid. 

Galeria

Confira a galeria de fotos