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Mobilidade

Termina consulta pública sobre área da nova rodoviária

O assunto virou polêmica após outros dois locais apresentados anteriormente terem sido rejeitados por moradores

11 de Dezembro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Terreno onde será construída a nova rodoviária de Sorocaba, na zona oeste da cidade.
Terreno onde será construída a nova rodoviária de Sorocaba, na zona oeste da cidade. (Crédito: Fábio Rogério / Arquivo JCS)

Terminou nesta sexta-feira (10) a consulta pública realizada pela Prefeitura de Sorocaba sobre o local apresentado, no km 106 da rodovia Raposo Tavares -- atrás da Arena Multiúso e do Hospital Regional Adib Domingos Jatene --, para a construção na nova rodoviária da cidade.

O assunto virou polêmica após outros dois locais apresentados anteriormente terem sido rejeitados pelos moradores do Novo Eldorado e Jardim Santa Rosália.

O resultado da pesquisa sobre o novo local deverá ser divulgado em breve pela prefeitura, após a computação e análise dos dados pela Urbes - Trânsito e Transportes.

O Cruzeiro do Sul pediu uma parcial da consulta pública, mas a Prefeitura informou que não seria possível antes de finalizar o processo.

A consulta popular ficou disponível no site oficial da Urbes desde dia 17 de novembro, quando a área foi apresentada. Conforme a Urbes, a construção do empreendimento será realizada pela prefeitura, em um prazo de dois anos, a um custo estimado de R$ 35 milhões, via financiamento internacional já aprovado pela Câmara.

Se a área for aprovada, a Administração Municipal dará sequência à viabilização da obra, com a realização de estudos complementares, elaboração do projeto executivo e licitação.

Depois de entrar em funcionamento, a administração da nova rodoviária será feita pela iniciativa privada, em sistema de concessão.

De acordo com a prefeitura, inicialmente, foi feito um estudo técnico de três pontos ideais para o projeto, dos quais dois foram descartados. Entre os fatores que determinaram a escolha dessa área na zona oeste para abrigar a nova rodoviária estão: área pública, sem a necessidade de gastos com desapropriações; possui acessos viários urbanos e rodoviários adequados; atendimento completo do transporte coletivo urbano e outros modais; área possui histórico de baixo registro de acidentes de trânsito; inexistência de ocupação residencial nas proximidades; iluminação pública existente; previsão de construção de avenida complementar e de novo acesso pela rodovia, bem como de uma passarela de pedestres.

O local, contudo, não agradou parte dos moradores das regiões norte e leste, que ficam distantes do km 106 da Raposo Tavares. Os moradores alegam que irão levar bastante tempo no transporte público para chegar ao local. (Ana Cláudia Martins)