Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia

Maioria dos mortos por Covid-19 em Sorocaba não se vacinou

Levantamento feito pela prefeitura a pedido do Cruzeiro do Sul mostra que 80% dos que perderam a vida não estavam imunizados

11 de Dezembro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
70 mil pessoas não tinham completado o esquema vacinal em Sorocaba.
70 mil pessoas não tinham completado o esquema vacinal em Sorocaba. (Crédito: SECOM SOROCABA )

Sorocaba teve no período de 1º de janeiro a 30 de novembro de 2021 o total de 80,49% de óbitos de pessoas não vacinadas, ou seja, que não receberam nenhuma dose das vacinas disponíveis na cidade contra a Covid-19. Os números foram levantados com exclusividade pela Prefeitura de Sorocaba a pedido do Cruzeiro do Sul. A Secretaria Municipal da Saúde (SES) destacou que os dados absolutos não refletem a curva de vacinação versus óbitos, uma vez que a chegada das vacinas no país foi gradativa a partir de janeiro deste ano.

Conforme os dados, entre janeiro e novembro de 2021, ocorreram 2.282 óbitos por Covid-19 na cidade. Desse total, foram 233 pessoas que tomaram a primeira dose; uma com dose única; 209 com duas doses; duas com três doses; e 1.837 ainda não vacinadas; ou seja, pessoas que não tinham tomado nenhuma dose dos imunizantes disponíveis contra a doença. O total de 1.837 pessoas que morreram no período representa 80,49% dos 2.282 mortes confirmadas pela Covid-19 em Sorocaba.

A vacinação contra a Covid-19 começou em Sorocaba no dia 20 de janeiro de 2021, mas somente para os profissionais da saúde que atuavam na linha de frente de combate à doença. O primeiro lote da vacina chegou à cidade na noite do dia 19 de janeiro. Foram entregues pelo governo estadual 9.280 doses. No primeiro dia da campanha, 1.566 profissionais da área da saúde foram imunizados na cidade. Já a partir de fevereiro, Sorocaba começou a imunizar os demais trabalhadores da cidade e os idosos de 90 anos ou mais.

Os números reforçam a importância da vacinação completa das doses contra a Covid-19, o que já foi amplamente divulgado pelos especialistas em saúde, como também pelos governos municipais, estadual e governo federal.

Em Sorocaba, por exemplo, recentemente, a prefeitura informou que cerca de 70 mil pessoas ainda não tinham completado o esquema vacinal. A SES continua ofertando as vacinas contra a Covid-19 de segunda a sexta-feira, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

O Calendário de Vacinação do Município, com os dias fixos para a realização da vacinação de determinados grupos nas UBSs e para as aplicações da primeira, segunda e terceira doses ou dose de reforço, ocorre nas UBSs, das 9h às 12h, para pessoas que nasceram entre os meses de janeiro e junho. Já, os nascidos entre os meses de julho e dezembro serão vacinados das 12h às 15h. É obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto e do comprovante de aplicação das doses anteriores.

A SES reforça que o vacinado deve informar o número de seu CPF ou portar o documento e um comprovante de residência, para que sejam vacinados somente moradores da cidade.

Em Sorocaba, mais de 1.169.807 doses das vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas, sendo 575.040 da primeira aplicação, 519.064 da segunda dose, 18.035 da dose única e 57.668 da terceira aplicação ou dose de reforço. Os dados são do último dia 30 de novembro.

No Brasil índice é de 80%

Um levantamento feito pela Info Tracker, plataforma de dados da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) também revelou que entre 1º de março e 15 de novembro deste ano, 306.050 pessoas morreram de Covid no Brasil. O levantamento apontou que em 79,7% dos casos (243 mil), as vítimas não haviam tomado nenhuma dose da vacina.

O número cai para 32 mil (10,7%) entre aqueles que morreram após completar o ciclo vacinal e para 29 mil (9,7%) entre os que faleceram após completar o esquema vacinal, e para 29 mil (9,7%) entre os que tomaram apenas uma dose. Os dados foram apresentados em uma reportagem do portal UOL, no último dia 5 deste mês. (Ana Claudia Martins)