Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Macaco bugio ferido é resgatado no Alto da Boa Vista

Órgãos municipais foram informados na quinta (9) e retiraram o animal na manhã desta sexta (10), às 10h30; veja o vídeo do resgate

10 de Dezembro de 2021 às 11:06
Cruzeiro do Sul [email protected]
Resgate foi realizado na manhã desta sexta (10), na sede da FUA - Fundação Ubaldino do Amaral
Resgate foi realizado na manhã desta sexta (10), na sede da FUA - Fundação Ubaldino do Amaral (Crédito: Fábio Rogério)

Um macaco, da espécie bugio, apareceu ferido na sede da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), na manhã desta sexta-feira (10). Ele estava com uma pata machucada e aparentava estar com medo e fome.

O animal foi visto na região do Alto da Boa Vista na tarde desta quinta-feira (9) em uma área de mata, atrás de um restaurante. A reportagem do jornal Cruzeiro do Sul foi chamada por funcionários do estabelecimento e a repórter Ana Claudia Martins esteve no local. Ela fotografou e filmou o animal que procurava se esconder na copa de uma árvore em meio à folhagem. Junto à equipe do restaurante, a repórter entrou em contato com os órgãos responsáveis pelo resgate.

O secretário de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), Antonio Prieto, esteve, na tarde desta quinta-feira (9), no restaurante e em diferentes pontos da região do Alto da Boa Vista, onde havia o relato do aparecimento do animal. Foram feitas buscas, porém o macaco não foi encontrado.

A noite veio e, por estar ferido, o bugio, provavelmente, abrigou-se em algum ponto de mata, onde ficou ao longo da madrugada. Somente na manhã desta sexta-feira (10), ele decidiu reaparecer e foi visto por funcionários do jornal, que cuidam do jardim e das áreas verdes da FUA, perto da caixa d'água da empresa. Aparentemente, faminto e assustado, o bugio tentou fugir, mas outros funcionários ajudaram a acalmar o animal, inclusive oferecendo uma banana, que ele aceitou.

Com um esforço conjunto, os funcionários conseguiram capturá-lo e levá-lo em segurança até um banheiro que fica na recepção do jornal, enquanto a Prefeitura de Sorocaba era informada sobre o surgimento, novamente, do macaquinho.

Às 10h30, o animal foi resgatado na sede da FUA, próximo ao local onde foi visto na tarde desta quinta-feira (9). O secretário de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), Antonio Prieto, acompanhou o resgate realizado por uma unidade móvel da Patrulha Animal. Segundo o secretário, o animal receberá todos os cuidados necessários e será avaliado para, então, definir o local para o qual ele será encaminhado. Depois de recuperado, será devolvido a seu habitat. 

De acordo com Prieto, neste momento, o animal não pode ser levado ao Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros", devido ao risco de transmitir doenças a outros animais. 

O jornal Cruzeiro do Sul seguirá acompanhando o caso, como os procedimentos que serão realizados no animal, bem como seu estado de saúde.

Veja o vídeo que mostra o momento do resgate:

 

 

 

.


Galeria

Confira a galeria de fotos