Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Evento arrecada dinheiro para família de jovem com doença rara

O dinheiro será revertido para a família de Luiz Ribas, pai de Lucas e Gabriela, que sofrem com Distrofia Muscular Progressiva

09 de Dezembro de 2021 às 13:12
Kally Momesso [email protected]
Luíz, Lucas, Gabriela e Luana
Luíz, Lucas, Gabriela e Luana (Crédito: Fábio Rogério )

Um Baile da Gaiola especial será realizado neste sábado (11), em Sorocaba. O dinheiro arrecadado na portaria será revertido para a família de Luiz Ribas, pai de Lucas, de 25 anos, e Gabriela, de 13 anos, que sofrem com Distrofia Muscular Progressiva (DMP), uma doença degenerativa rara que afeta a articulação e os músculos. O evento acontece na Prime Land. 

A festa começa às 22h e a entrada custará R$ 5,00 unissex, sem vendas antecipadas. De acordo com um dos organizadores, é esperada a presença de 1.500 pessoas.

A distrofia muscular progressiva é uma doença rara, que acomete um em cada 150 mil pessoas no Brasil. Essa doença enfraquece e atrofia os músculos, progredindo conforme o paciente envelhece. Esse tipo de distrofia não tem cura, mas há tratamentos que podem auxiliar para que os sintomas avancem lentamente.

Lucas, aos 25 anos, já apresenta um estágio avançado da doença, e hoje vive em uma cama e se alimenta por meio de uma sonda. Aos 13 anos, Gabi, como é carinhosamente conhecida, apresenta sintomas iniciais da doença.

Por conta dos cuidados integrais com o filho, Luiz não consegue trabalhar e sobrevive com doações e o benefício financeiro do governo para o Lucas. Ele contou à reportagem que teve dificuldades em solicitar o mesmo recurso para Gabi. "Uma mulher veio em casa para ver as condições e contou que o benefício foi negado porque acharam que eu tinha esposa e poderia trabalhar", relembrou.

A família que sobrevive por meio de doações recebeu uma quantidade significativa de pacotes de fraldas para o Lucas nas últimas semanas. Conforme Luiz, as doações serão suficientes por mais de dois meses.

Além dos dois filhos, Luiz provou que sempre cabe mais um na família e acolheu recentemente a Luana, de seis anos. A menina, irmã de Gabi e Lucas por parte de mãe estava sob os cuidados do conselho tutelar após denúncias de maus tratos e exposição a práticas sexuais por parte da mãe biológica.

A criança vive no novo lar há sete meses e aguarda o processo de adoção. Com um sorriso tímido, Luana contou que está gostando de morar com a nova família.