Buscar no Cruzeiro

Buscar

Música

Conservatório de Tatuí reabre ao público neste sábado (11)

Teatro Procópio Ferreira terá concerto gratuito do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

09 de Dezembro de 2021 às 08:07
Cruzeiro do Sul [email protected]
Concerto do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo começará às 19h
Concerto do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo começará às 19h (Crédito: Divulgação / Conservatório de Tatuí)

Após dois anos fechado pela pandemia de Covid-19, o Conservatório de Tatuí irá reabrir ao público no próximo sábado (11) com um concerto do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, grupo artístico do Theatro Municipal de São Paulo. O show acontecerá ás 19h. A entrada é gratuita e os ingressos poderão ser retirados a partir do dia 7 de dezembro na bilheteria do teatro.

“É uma alegria imensa poder reabrir o Teatro Procópio Ferreira, após um longo período de reforma e restrições por contata da pandemia de Covid-19. Agora, de forma mais segura e confortável, poderemos receber a população de Tatuí e região, proporcionando momentos de alegria e distração diante de tempos tão difíceis. Para isso, contaremos com a presença de músicos excepcionais e um programa lindíssimo. Importante reforçar que todos os protocolos sanitários serão seguidos para que tenhamos uma excelente noite”, destaca Gildemar Oliveira, gerente geral do Conservatório de Tatuí.

O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo apresentará as peças “Quarteto de Cordas em sol menor Op. 10” (Claude Debussy), e “Quarteto de cordas nº 1” (Charles Ives), com os violinistas Betina Stegmann e Nelson Rios, o violista Marcelo Jaffé e o violoncelista Rafael Cesario, músicos de prestígio nacional e internacional. O grupo, fundado em 1935 com a ideia de difundir a música de câmara e estimular compositores brasileiros, é fixo do Theatro Municipal de São Paulo e já foi laureado com os prêmios Carlos Gomes de Melhor Conjunto de Câmara e APCA de Melhor Conjunto Camerístico.

Construído junto à sede do Conservatório de Tatuí e inaugurado em 1979, o Teatro Procópio Ferreira é considerado por músicos e críticos musicais como uma das melhores salas de espetáculos do Brasil, especialmente por sua acústica projetada para concertos, além de ser um dos poucos palcos com fosso elevável para orquestras. No período em que esteve fechado, o local passou por uma reforma em seu sistema de climatização. Foi instalado um novo aparelho de ar-condicionado, após a constatação de que o equipamento anterior não funcionava mais e não permitia novas manutenções. A reforma também incluiu substituição de todas as camadas de isolamento acústico por materiais mais modernos e com maior proteção antichamas, o que garantirá maior conforto térmico e segurança ao público.

O Teatro comporta 429 pessoas, além de 4 espaços reservados para pessoas com necessidades especiais. O palco tem 18,77 metros de largura, 13,54 metros de profundidade e moderno sistema de som e iluminação, além de um anexo com seis camarins. Conta, ainda, com amplo hall, o Foyer “Mário Covas”, uma extensão projetada especialmente para a recepção dos espectadores e para abrigar exposições e pequenas apresentações. (Com informações do Conservatório de Tatuí).


SERVIÇO:

Data: 11 de dezembro, sábado
Horário: 19h

Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita.