Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Proerd forma alunos do Colégio Militar

09 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Cabo Renata Floriano e crianças formadas no Proerd.
Cabo Renata Floriano e crianças formadas no Proerd. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A noite de ontem (8) foi de festa para os alunos do Colégio Militar que se formaram no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), instruídos pela cabo Renata Floriano, da 1ª Cia. da Polícia Militar de Sorocaba.

Neste trimestre, 60 alunos da turma de Renata, entre 9 e 11 anos, formaram-se no Proerd pelo Colégio Militar. Segundo ela, as aulas abordam temas como resistência às drogas e os perigos que ela traz. “Falamos sobre dizer não às drogas, álcool, más companhias e a importância de fazer boas escolhas”, explica.

No total, foram realizados dez encontros semanais pelo Proerd. Renata instruiu 280 alunos do 5º ano do Fundamental nos últimos três meses, em três escolas diferentes (municipal, estadual e particular). Esta é a primeira das três formaturas que serão realizadas para as turmas. “Eles gostam demais do Proerd. No Brasil, este programa é muito importante. É através dele que a criança é instruída a sempre fazer boas escolhas e, a cada aula, estreitamos os laços com os alunos, assim eles enxergam o policial como um amigo”, finaliza.

O programa

O Proerd surgiu em 1983 nos EUA e desde 1992 está no Brasil. Já atendeu a mais de oito milhões de crianças. O programa visa trazer valores e tomadas de decisões adequadas às crianças em diversas esferas de convivência.

Temas socioeducativos, cuidados com a saúde, empatia e alteridade (compreensão pelo outro) são abordados pelos policiais. O programa é realizado com instrutores capacitados e atividades que duram cerca de uma hora. Ao final, uma formatura é realizada com o intuito de valorizar a participação dos estudantes.

Os instrutores promovem atividades de leitura e escritas, exercícios em grupo com dinâmicas, diálogos e reflexões, explicando às crianças a importância da conscientização de atitudes tomadas no dia a dia.

Colégio PM

Inaugurado em janeiro de 2017, o Colégio PM, localizado no Parque Santa Isabel, presta serviços educacionais para a família policial-militar e à sociedade, com o compromisso de promover ensino de qualidade e contribuir para a formação de cidadãos comprometidos com os valores humanos e a responsabilidade socioambiental.

Atualmente, o Colégio PM - Unidade Sorocaba conta com 580 alunos na Educação Básica. (Da Redação)