Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Nova etapa do Mutirão de Castração oferece 500 vagas

Serão atendidos os bairros Jardim Zulmira, Vila Barão, Nova Esperança, Humberto de Campos e Vila São João; inscrições devem ser feitas entre quinta (9) e sexta (10)

07 de Dezembro de 2021 às 12:22
Cruzeiro do Sul [email protected]
No mutirão, os animais serão castrados e microchipados
No mutirão, os animais serão castrados e microchipados (Crédito: Fábio Rogério )

A nova etapa do Mutirão de Castração de cães e gatos oferece 500 vagas para moradores da região dos bairros Jardim Zulmira, Vila Barão e Nova Esperança, em Sorocaba. As inscrições serão realizadas nesta quinta (9) e sexta-feira (10), das 8h às 12h e das 13h às 16h, na Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema).

Nesta etapa, podem participar residentes nos bairros Jardim Zulmira, Vila Barão, Nova Esperança, Humberto de Campos e Vila São João. Para se inscrever, o interessado deve apresentar RG, CPF e um comprovante de residência atualizado em seu nome. O local de cadastramento fica na rua Rosa Maria de Oliveira, 345, Jardim Zulmira.

As cirurgias ocorrerão nos dias 16 e 17 de dezembro, em estrutura móvel montada no Instituto Humberto de Campos (rua Humberto de Campos, 377, Jardim Zulmira). Além de castrados, os cães e gatos serão microchipados.

Segundo a Sema, o intuito da ação é promover o controle populacional de cães e gatos e, assim, reduzir o número de animais abandonados. Outro objetivo é prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida dos animais domésticos e da população.

Ainda conforme a pasta, a castração igualmente diminui a probabilidade de tumor de mama e de próstata, além de doenças infectocontagiosas. Já a identificação com microchip permite a responsabilização e a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados. Também reduz o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. “O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas à saúde animal em Sorocaba", informa a secretaria, em material divulgado à imprensa.

Cuidados para a cirurgia

Para o procedimento, as pessoas deverão tomar alguns cuidados com os cães e gatos. O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) por seis horas antes da cirurgia. Os cães devem ser levados com coleira, guia ou caixa própria de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Os gatos igualmente devem estar em caixas próprias de transporte.

Outra recomendação é que, em caso de levar mais de um animal para a castração, o munícipe esteja acompanhado. Por fim, é importante levar uma proteção para o animal vestir após a realização do procedimento, como roupa pós-cirúrgica ou colar elisabetano. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)