Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cidades

Obras estaduais estão paradas, algumas nem saíram do papel

07 de Dezembro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Reportagem constatou ontem que não há nenhuma obra na estrada do Ipatinga.
Reportagem constatou ontem que não há nenhuma obra na estrada do Ipatinga. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (6/2/2021))

Várias obras anunciadas pelo governo estadual para Sorocaba e cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) ainda não estão concluídas, sendo que parte delas nem saiu do papel. Em Sorocaba, por exemplo, recentemente, foram anunciadas a construção de uma segunda unidade do Bom Prato, um hospital veterinário público e um Palácio da Polícia Civil. Mas, até o momento, não há previsão para o início das obras.

Em 2021, o governo estadual também anunciou investimentos de R$ 344 milhões, por meio do programa Novas Estradas Vicinais, para a recuperação e modernização de 25 estradas, totalizando 355 quilômetros na região de Sorocaba. As obras anunciadas nas estradas incluem pelo menos 9 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS): Sorocaba, Iperó, São Roque, Boituva, Ibiúna, Cerquilho, Alambari, Cerquilho, Mairinque e Tatuí.

A Secretaria de Logística e Transportes do Estado informa que todas as obras citadas já foram iniciadas. A reportagem do Cruzeiro do Sul esteve na Estrada do Ipatinga, no trecho entre Sorocaba e Iperó, -- uma das obras anunciada --, mas não encontrou nenhum tipo de movimentação de máquinas.

Já em relação a segunda unidade do Bom Prato em Sorocaba, que deve ser feito em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, a Secretaria de Desenvolvimento Social informa que, em atenção às solicitações para a implantação de uma segunda unidade do Bom Prato em Sorocaba, poderá realizar estudos de viabilidade técnica. Porém, a pasta estadual não informou prazos e nem informações a respeito do projeto. A previsão é que a nova unidade seja construída na zona norte da cidade, em área a ser concedida ao Estado pela Prefeitura de Sorocaba. Mas, até o momento, o local não foi apresentado.

Também em 2021, foi anunciado pelo governo estadual que a cidade ganhará um hospital veterinário público. Questionada a respeito, a Secretaria de Estado da Saúde informa que a região de Sorocaba será contemplada com uma clínica veterinária, por meio do programa “Meu Pet” do Governo de SP. “O projeto está em andamento, com entrega prevista para 2022, conforme anunciado. Portanto, não há nenhuma alteração no prazo indicado”, destaca a pasta estadual.

Outra obra recentemente anunciada para a cidade é a construção de um Palácio da Polícia Civil, prédio que abrigará todas as unidades de atendimento ao público. A obra deve ser feita no atual prédio do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA), da Secretaria de Agricultura do Estado, localizado na rua Gustavo Teixeira, na Vila Independência. A construção passará por reformas para adequação do trabalho da polícia.

Questionada a respeito, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) informa que a Polícia Civil informa que o projeto básico para as obras de reforma e modernização do prédio já foi contratado e está em fase de elaboração. “Também estão em andamento as tratativas para a transferência do imóvel para a Secretaria da Segurança Pública”, informa a pasta estadual, sem anunciar prazos para início e entrega da obra.

As obras do segundo Bom Prato, do hospital veterinário público e do Palácio da Polícia Civil contaram também com anúncio da deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB), que é do mesmo partido do governador do Estado, João Doria. Nem assim tais obras estão tendo andamento mais rápido. O Cruzeiro do Sul também questionou a deputada a respeito das obras.

“Estou acompanhando de perto todas as obras anunciadas pelo Governo do Estado para Sorocaba e região, como faço durante os meus cinco mandatos de deputada estadual, realizando interlocuções constantes junto às secretarias estaduais e aos municípios. Muitas delas já estão em andamento, como as obras de recuperação e melhorias nas estradas vicinais Sorocaba-Iperó; em Capela do Alto (Distrito do Porto); e em São Roque (Estrada do Vinho)”, disse a parlamentar. 

Passarela próxima ao novo hospital Regional é aguardada há três anos

A construção de uma passarela de pedestres na altura do km 106, na rodovia Raposo Tavares, em Sorocaba, onde está localizado o novo Hospital Regional “Dr. Adib Domingos Jatene” também não saiu do papel e o impasse já dura mais de três anos.

Isso porque o novo Hospital Regional de Sorocaba foi inaugurado há mais de três anos, em 31 de março de 2018, e até o momento a passarela não foi construída, assim como novos acessos na rodovia para facilitar a entrada na unidade de saúde.

Questionada a respeito, a Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) informa que, sob orientação da atual gestão, encontrou uma solução para a demanda de construção da passarela de acesso de pedestres ao Hospital Regional de Sorocaba.

“A obra foi incluída no acordo preliminar entre o governo de São Paulo e a concessionária CCR, assinado no dia 30 de junho. O início das obras depende da publicação do Termo Aditivo e Modificativo (TAM), que oficializa os termos do acordo entre as partes, previsto até janeiro de 2022. O cronograma desta intervenção será estabelecido a partir desta etapa”, aponta sem informar datas para início e conclusão da obra. (Ana Cláudia Martins)