Buscar no Cruzeiro

Buscar

Votorantim

1ª Corrida da Emancipação acontece neste domingo em Votorantim

Participantes já podem fazer a retirada do kit contendo camiseta, número e chip

04 de Dezembro de 2021 às 17:22
Da Redação com informações da Prefeitura de Votorantim
Jairo do Espírito Santo, 61 anos, durante a retirada do kit.
Jairo do Espírito Santo, 61 anos, durante a retirada do kit. (Crédito: Prefeitura de Votorantim)

A primeira edição da Corrida e Caminhada Emancipação será realizada neste domingo (5) nas ruas de Votorantim. A largada acontece às 7h30 na praça Lecy de Campos.

O evento, promovido pela Prefeitura de Votorantim e organizado pela Associação de Atletismo Santi Pegoretti (AASP), terá caminhada com percurso de 3 quilômetros. Já os corredores vão encarar 5 quilômetros de subidas e descidas até a chegada na praça Lecy de Campos.

A retirada do kit teve início nesta sexta-feira (3), das 12h às 20h, na loja da Decathlon. O aposentado Jairo do Espírito Santo, 61 anos, morador do Jardim São Carlos, foi um dos primeiros a buscar a camiseta, o número e o chip.

Jairo corre desde os 18 anos de idade e tem no currículo provas de meia maratona e a tradicional São Silvestre. “Onde tem corrida eu vou”, conta. Segundo ele, essa nova competição em Votorantim vai aproximar ainda mais os atletas da região. “Um incentivo a mais”, completa.

Já a jornalista Alana Luisa Silva, 35 anos, fará a sua estreia em provas de rua na primeira edição da Corrida e Caminhada Emancipação. Ela começou a praticar o esporte há cinco anos para melhorar a qualidade de vida e não parou mais. “Foi uma descoberta na minha vida a corrida. Eu me encontrei nela, e ela me faz bem”, diz.

O kit também poderá ser retirado neste sábado (4), véspera da prova, entre às 10h e às 14h. A Decathlon fica na avenida Comendador Pereira Inácio, 2.480. O acesso pode ser feito na altura do quilômetro 97 da rodovia Raposo Tavares (SP-270).

Para a retirada do kit, o atleta inscrito deverá apresentar documento de identidade original com foto (RG, RNE, Carteira de Motorista ou Passaporte). Outra exigência será o comprovante de vacinação completa contra a Covid-19 para vacinas de duas doses ou de dose única.

O atleta com esquema vacinal incompleto (apenas uma dose) será obrigado, além de documento de identidade original, apresentar teste negativo para a Covid-19 do tipo RT-PCR com validade de 48 horas antes do ingresso no recinto. Outra opção é fazer o teste rápido de antígeno (nasal) com validade de 24 horas antes da retirada do kit.

O morador de Votorantim, no momento da retirada do kit, também deverá apresentar um comprovante de residência. O documento servirá para comprovar o vínculo com a cidade.

Trajeto

O trajeto da corrida começará na avenida 31 de Março e seguirá pelas ruas Monte Alegre e Achiles Longo. Os corredores entrarão na avenida São João, na Amélia Pistelli Terciani, passarão pelo futuro Parque Natural da Pedreira e acessarão a rua Antonieta Corrêa dos Santos.

O percurso terá sequência pelas ruas Joana Fera, Manoel Ramos, Angela Gugoni Ramos, Zulmira Ramos, João Feliciani e Acácio Miller. Na parte final, os corredores passarão pela avenida Moacir Oséias Guiti, estrada do Lageado, avenida 31 de Março e finalmente na praça Lecy de Campos.

A Corrida de Pedestres e Caminhada da Emancipação fará parte do calendário oficial do município. O evento, aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pela prefeita municipal, será realizado anualmente no mês de dezembro durante as atividades da "Semana da Emancipação".

O plebiscito que culminou com o "sim" pela separação do então Distrito de Votorantim de Sorocaba ocorreu em 1º de dezembro de 1963. O dia 8 foi definido como a data para a comemoração do aniversário da cidade.

Premiação

Os troféus serão dados aos três primeiros colocados da corrida, no masculino e no feminino. As categorias serão geral, moradores de Votorantim, 14 a 19 anos, 20 a 29 anos, 30 a 39 anos, 40 a 49 anos, 50 a 59 anos, 60 a 69 anos, 70 anos ou mais de idade. Todos os participantes receberão medalhas.